
O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo dos 33 candidatos ao comando das sete prefeituras do ABC. A vigésima sexta matéria traz os projetos e promessas do candidato a prefeito em Diadema, Taka Yamauchi (MDB). O emedebista foca boa parte de seu plano de governo no uso de tecnologia, fortalecimento de programas e ações para aproximar a Administração da população.
Na Saúde, Taka quer fortalecer o Programa Saúde da Família, principalmente para o cuidado domiciliar. Outra promessa é fortalecer a assistência farmacêutica, incentivando o uso consciente dos remédios e introduzindo o receituário eletrônico. O candidato também quer acelerar o atendimento nos equipamentos públicos com o programa Saúde sem Espera, visando um atendimento em no máximo 59 minutos. Outro ponto prometido é zerar a fila de exames e consultas.
Na área de Segurança Pública, o prefeiturável defende a criação do CISP (Centro Integrado de Segurança Pública), um local para unir todos os órgãos de segurança. Outra promessa é criar a Operação Presença com viaturas que serão posicionadas estrategicamente para dar sensação de segurança. Taka também promete aumentar o efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal) em 60%, além de criar grupos especiais para atuar na cidade.
Sobre a Educação, o candidato promete zerar a fila de creches e criar unidades referenciais com horários ampliados. Também promete a construção do Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista), implantar o Cartão Merenda para o período de férias dos alunos e o Programa Escola Aberta para que os equipamentos tenham atividades aos finais de semana.
Em relação a Habitação, Taka Yamauchi promete entregar 5 mil moradias. Também quer regulamentar operações urbanas para aumentar o potencial construtivo da cidade. Sobre a regularização fundiária, a promessa é para regularizar 20 mil unidades habitacionais, caso seja eleito.
Taka também promete criar sua versão do Programa Moeda Verde, iniciado em Santo André, requalificar os ecopontos, ampliar as áreas verdes da cidade. Outra parte do plano de governo é voltada para a tecnologia. O candidato promete criar o programa Entrega na Quebrada, para que as pessoas não tenham que se deslocar até a agência dos Correios para receber alguma encomenda.
Voltados para a Saúde, o emedebista promete criar o aplicativo Saúde na Palma da Mão e o Conecte Saúde para a informatização da rede e a possibilidade de agendar consultas e exames, além do acompanhamento de toda a situação. Outro aplicativo prometido é o Descomplica Diadema, que possa o munícipe possa informar sobre problemas como falta de iluminação pública, buracos nas ruas e solicitação de podas de árvores, por exemplo.
Sobre a Administração Pública, Taka promete promover uma auditoria em todos os contratos e ações da Prefeitura, valorizar os servidores públicos, inclusive com pelo menos 5% dos cargos em comissão sendo ocupados por funcionários de carreira. A utilização de ferramentas digitais para que as pessoas possam fazer sugestões para o Poder Executivo e a criação de uma Agência Anticorrupção com uma equipe de auditoria.
Confira o plano de governo do candidato a prefeito de Diadema, Taka Yamauchi (MDB):