
O presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), desembargador Silmar Fernandes, concedeu entrevista a jornalistas, nesta quarta-feira (02/10), para dar orientações e esclarecer dúvidas sobre a votação do 1º turno, que ocorre no próximo domingo (06/10), das 8h às 17h (horário de Brasília).
Em coletiva à imprensa, o magistrado explicou como será feito o uso da biometria na eleição municipal 2024, reforçou a proibição do uso de celular na cabina da urna e do porte de arma a menos de 100 metros da seção eleitoral. Ele ainda lembrou quais documentos são aceitos para a votação e pediu que o eleitorado vote com consciência e tranquilidade.
“Quero pedir que o eleitor seja consciente na hora de votar. A origem da palavra democracia vem de ‘demo’ e ‘kratos’, ou seja, o povo e o poder. Então, o eleitor escolhe seus dirigentes, contribuindo com a cidadania. A democracia é algo muito importante, que deve ser preservada e cuidada”, afirmou Silmar Fernandes.
Mais de 34,4 milhões de pessoas estão aptas a votar no 1º turno em São Paulo, e que o estado tem mais de 114 mil urnas eletrônicas. O pleito municipal conta também com o apoio de mais de 500 mil pessoas, entre servidores, mesárias e mesários, sendo 270 mil voluntários.
Antes da coletiva do presidente, os jornalistas acompanharam uma demonstração do fluxo de votação, desde o momento em que a eleitora ou o eleitor chega à seção eleitoral. A seção eleitoral cenográfica montada na sede do TRE-SP foi ocupada por servidoras e servidores da Justiça Eleitoral que fizeram o papel de mesárias, mesários, eleitoras e eleitores. Eles simularam vários procedimentos para a votação, como a identificação do eleitor com e sem biometria e o uso do e-Título.