Os quatro candidatos que participaram avaliaram o debate do Repórter Diário como importante espaço democrático para apresentarem algumas de suas propostas à população e eleitores de Santo André, de modo que no próximo dia 6 possam ter condições de definir com mais clareza sobre o nome que vai comandar a Prefeitura de Santo André nos próximos quatros anos. A ausência do candidato governista Gilvan Júnior (PSDB) foi criticada pelos candidatos Bete Siraque (PT), Edson Sardano (Novo), Eduardo Leite (PSB) e Luiz Zacarias (PL).
Bete Siraque
“Entre todas as regras estabelecidas para o debate, acho que todos nós conseguimos abordar minimamente alguns temas. Sempre defendo que os debates sejam realizados, que a gente possa expor as nossas ideias, porque o eleitor vai escolher aquela proposta que melhor lhe convier. Agora, quando se tem a ausência de um candidato, isso é muito triste, isso é triste, é um desrespeito conosco, é um desrespeito com o eleitor, porque fugiu, porque não aguentou o tranco, porque não sabe responder. Eu tenho experiência de gestão, já fui vereadora, já fui secretária adjunta de Educação, já trabalhei no governo federal. Reuni as condições para que hoje eu possa governar a nossa cidade, governar bem, governar com dignidade, com eficácia e ouvindo a nossa população”, disse Bete Siraque.
Edson Sardano
Na sua avaliação do debate, Edson Sardano lamentou não ter sido convidado para outros espaços de discussão entre candidatos, em meios de comunicação de fora do ABC, e dos resultados de pesquisas divulgados até agora. Além disso, falou sobre suas experiências e de sua trajetória na vida pública, tanto como vereador quanto secretário de Segurança em Santo André. Disse ainda que o prefeito Paulo Serra fez um “excelente governo”, mas criticou o discurso de que “em time que está ganhando não se mexe”, um dos motes da campanha do candidato governista Gilvan Júnior. “ Isso é uma falácia, todo time precisa ser aprimorado constantemente, o Brasil perdeu de 7 a 1 para a Alemanha porque achou que não precisava mexer, tem que mexer todos os dias, tem que aprimorar, e eu estou aqui à disposição para ser, não com continuísmo, mas uma continuidade das coisas boas, com uma ênfase principalmente na segurança que, entre outras, é a minha praia.”
“Eu, no Partido Novo, tenho sido alijado nesse processo (debates), porque fizeram umas pesquisas que ninguém sabe exatamente como são feitas, e me colocam lá em último lugar. Em função de estar em último, deixe,não vamos chamar. Muitas vezes, levianamente, nem divulgam, por mais ou menos, colocam zero lá. Muitas pessoas têm me procurado e perguntam se desisti. Não desisti. Agora, simplesmente não tenho estrutura, o Partido Novo não usa dinheiro público, não tenho estrutura para forrar a cidade com material. Nós estamos aí com 200 mil reais para a campanha, inclusive de vereadores. Então estamos fazendo das tripas coração para poder levar para a sociedade, para a cidade, as nossas propostas. Entendo que posso realmente ser um gestor dessa cidade”, pontuou Sardano.
Eduardo Leite
Eduardo Leite falou sobre apoios que considera importantes, elencou várias de suas propostas e considerou o debate produtivo, “apesar da ausência do candidato Gilvan, que fugiu do debate, não teve coragem de vir aqui debater com a gente, discutir os problemas da cidade”. Para mim foi uma oportunidade falar sobre as nossas propostas e dizer que estou aqui porque acredito em Santo André, porque sei que dá para a gente enfrentar o problema da criminalidade com coragem, investindo na nossa guarda municipal. A gente pode melhorar a saúde pública, trazendo mais uma UPA no segundo distrito e mais uma UPA no primeiro distrito. São Bernardo tem 12 UPAs, Santo André tem seis. A gente tem uma saúde pública na cidade que parece que está boa, mas não está. As pessoas estão sofrendo nas unidades de pronto atendimento. Então, poder falar sobre as minhas ideias, sobre as minhas propostas, sobre como vou ajudar a nossa cidade a superar desafios e avançar é motivo de muito orgulho.”
Luiz Zacarias
Para Luiz Zacarias (PL), o segundo debate com candidatos a prefeito de cidades do ABC organizado pelo Repórter Diário “foi muito oportuno, pois a população conseguiu entender e ouvir cada candidato”, mas também não poupou Gilvan. “Lamento que aquele que esperei que viesse não veio, que é o Gilvan, o candidato do prefeito Paulo Serra. Mas eu, Zacarias, estou preparadíssimo, tenho 35 anos só de vida pública, fui cinco vezes vereador, já presidi a Câmara, fui duas vezes vice-prefeito no atual mandato. Conheço muito Santo André, em todas as áreas. Temos poucos recursos para a campanha, mas estou feliz. Banner não vota, faixa não vota, quem vota é você eleitor, que me conhece, sabe quem tem experiência comprovada, e isso faz uma diferença muito grande na gestão. A cidade tem muito a crescer, a se desenvolver. Avaliem quem está preparado para ser o futuro prefeito.”