
O segundo debate organizado pelo Repórter Diário nestas eleições será realizado nesta segunda-feira (30/9), a partir das 14h, e colocará frente a frente candidatos que disputam a sucessão do prefeito Paulo Serra (PSDB) no comando da Prefeitura de Santo André. Foram convidados a falar sobre suas propostas e planos para a cidade Bete Siraque (PT), Edson Sardano (Novo), Eduardo Leite (PSB), Gilvan Júnior (PSDB) e Luiz Zacarias (PL).
Os candidatos consideram a iniciativa grande oportunidade para apresentar ao eleitor ideias, propostas e projetos que pretendem implementar nos próximos quatro anos, a partir de 1º de janeiro, caso sejam eleitos.
Realizado em parceria com o Estúdio Cross Host, o debate poderá ser acompanhado ao vivo pelo site www.reporterdiario.com.br, YouTube, Facebook e Instagram do RD. A mediação será da apresentadora Mariana Fanti, com a participação dos jornalistas Carlos Carvalho e Wilson Moço.
O debate terá cinco blocos, o primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre entre os candidatos, com sorteio no estúdio. No segundo e quarto blocos serão de perguntas feitas por jornalistas, com temas sorteados de uma lista de 10 eixos que constam dos programas de governo dos candidatos: Educação, Saúde, Segurança, Mulheres, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico/Emprego, Mobilidade, Esporte/Cultura/Lazer, Habitação e Servidores. O quinto bloco é para considerações finais dos candidatos.
Luiz Zacarias (PL)
O vice-prefeito e candidato do PL, Luiz Zacarias, destaca que o debate é extremamente importante, porque significa a chance de os candidatos levarem suas propostas de forma mais direta e transparente à população, que muitas vezes não tem acesso “claro e completo” às ideias e planos dos concorrentes. Essa lacuna pode ser preenchida pelo espaço aberto pelo jornal com a realização do debate. “Além disso, o debate é uma chance para os próprios candidatos se destacarem, ao defenderem suas visões e responderem a questionamentos”, comenta.
Bete Siraque (PT)
Bete Siraque (PT) considera a iniciativa do RD essencial para que os candidatos possam expor suas ideias e apresentar aos moradores e eleitores os pontos que fazem parte de seus programas de governo. “Sempre valorizei e defenderei o debate, pois é através da troca de ideias que construímos soluções melhores”, pontua ao ressaltar que é muito importante para o leitor que todos os candidatos compareçam para apresentar as propostas.
Eduardo Leite (PSB)
O vereador Eduardo Leite, que disputa o comando do Paço pelo PSB, espera que o debate da próxima segunda-feira ajude o eleitor de Santo André a definir seu voto na eleição municipal, marcada para o dia 6. “O debate é uma ferramenta importantíssima para que os eleitores conheçam melhor os candidatos e suas propostas. Valorizo a iniciativa do Repórter Diário, por permitir que possamos nos apresentar e divulgar nossas ideias para fazer de Santo André uma cidade melhor”, comenta.
Edson Sardano
O coronel Edson Sardano (Novo) segue a linha dos demais concorrentes ao avaliar a importância do encontro, que permite aos candidatos ampliarem as formas de comunicação com a população, e lamenta que mais veículos de comunicação não tenham feito o mesmo. “Os debates são de suma importância para que os eleitores conheçam melhor os candidatos, suas propostas e até suas posturas. A política deve isso aos cidadãos e cidadãs, e não apenas aos de Santo André”, afirma.
Contatado, o governista Gilvan Júnior (PSDB) não se posicionou sobre o debate até o fechamento desta reportagem.