
O segundo debate organizado pelo Repórter Diário, agora com candidatos a prefeito de Santo André, será realizado na próxima segunda-feira (30/9), a partir das 14h. Estão convidados os postulantes Gilvan Júnior (PSDB), Luiz Zacarias (PL), Eduardo Leite (PSB), Bete Siraque (PT) e Edson Sardano (Novo).
O debate, realizado em parceria com o Estúdio Cross Host, poderá ser acompanhado ao vivo pelo site, YouTube, Facebook e Instagram do jornal. A mediação será da apresentadora Mariana Fanti, com participação dos jornalistas Carlos Carvalho e Wilson Moço. Os candidatos convidados são de partidos, coligações ou federações com pelo menos cinco representantes no Congresso Nacional, conforme as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O debate será dividido em cinco blocos, o primeiro e o terceiro com perguntas de tema livre entre os candidatos, com sorteio no estúdio para definir o primeiro a fazer o questionamento para um dos participantes, que na sequência escolherá outro postulante para responder, até completar o quadro de participantes.
No segundo e quarto blocos as perguntas serão feitas por jornalistas, com temas sorteados de uma lista com 10 eixos que constam dos programas de governo: Educação, Saúde, Segurança, Mulheres, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico/Emprego, Mobilidade, Habitação, Esporte/Cultura/Lazer e Servidores. O quinto fica reservado às considerações finais dos candidatos.
Com relação ao tempo, ficou definido que cada candidato terá 30 segundos para formular a pergunta, a resposta deverá ser concluída em até 1 minuto e 30 segundos, enquanto a réplica e a tréplica terão 1 minuto.
Já as perguntas dos jornalistas não terão réplicas, e o candidato terá 1 minuto e 30 segundos para responder. Um candidato responderá o questionamento do jornalista e outro comentará. O tempo de resposta será de 1 minuto e 30 segundos, e o tempo de comentário será de 1 minuto e 30 segundos. Cada candidato responde uma vez e comenta uma vez por bloco. No último bloco, cada participante terá 1 minuto e 30 segundos para suas considerações finais.
O candidato que se sentir ofendido poderá pedir direito de resposta. Se o direito for concedido, o candidato terá 30 segundos para se pronunciar.