
Neste sábado (21/09) é celebrado o Dia da Árvore e no domingo (22/09), inicia a primavera. As datas provocam reflexão com relação a degradação ambiental resultante em problemas como mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies vegetais e animais, entre outros fenômenos.
A BRK, responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, ressalta que a prestação dos serviços de saneamento está diretamente ligada à proteção ambiental.
Também contribuem para minimizar os efeitos provocados pelas altas temperaturas, além de ter relação direta com a preservação das matas ciliares de córregos e rios. Esses ambientes, quando recompostos, fazem a captura do CO₂ e garantem a preservação dos mananciais, prevenindo a ocorrência de erosão do solo, por exemplo.
Mauá se destaca por atingir os índices de 91% de tratamento e 95% de coleta de esgoto, alcançando 10 anos antes as metas do Novo Marco do Saneamento que preconiza que, até 2033, todos os municípios brasileiros devam ter 90% da população atendida com os serviços de coleta e tratamento de esgoto. Na cidade, que acolhe a nascente do Rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do Rio Tietê, cerca de 50 milhões de litros de esgoto são tratados diariamente e deixam de ser lançados em rios e córregos.
Porém, apesar do avanço dos indicadores nos últimos anos, a concessionária alerta que para a efetiva despoluição dos córregos e rios, é fundamental a participação da população em ações de preservação do meio ambiente, principalmente com relação à compreensão das suas responsabilidades e mudanças de hábitos coletivos quanto à destinação adequada de resíduos.
Portanto, a empresa destaca a importância de evitar o consumo excessivo, o desperdício e produtos com embalagens descartáveis. Essas são ações que reduzem a produção de resíduos e contribuem com a preservação do meio ambiente.