O candidato a prefeito em São Caetano, Jair Meneguelli (PT), participou da sabatina promovida pelo Repórter Diário nesta sexta-feira (13/09). O petista defendeu o retorno do município ao Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Para o prefeiturável, a volta à entidade regional é um caminho para acabar com o isolamento político e ao mesmo tempo estabelecer parcerias para algumas áreas como Saúde e Segurança Pública.
Uma das ideias de Meneguelli é que a região possa se unir para ampliar a oferta de especialidades, entre elas, a possibilidade de criar um Hospital da Mulher que seja feita de maneira regional. Durante a sabatina, o petista revelou uma conversa que teve com o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira (PT), para que a cidade possa disponibilizar um espaço.
O candidato também apontou o plano de uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos para que se possa ter um equipamento na região que também possa exercer o mesmo serviço prestado no interior paulista. “É uma questão de todos, é um sofrimento de todos. Nós podemos ver, eu tenho dados, eu tenho informações do Hospital do Amor de Barretos, que onde eles atuam, você tem muito menos com uma rapidez maior”, explicou.
Outro ponto defendido por Jair Meneguelli é uma parceria regional para a segurança pública, principalmente levando em conta as dificuldades existentes nas áreas de divisa.
“Esse é um outro tema que deve ser discutido no Consórcio. Porque nós não temos cerca de um município para o outro. O trânsito é livre. Então, nós precisamos ter implantação de policiamento comunitário, ampliar o número de câmeras 360° nos bairros. Nós temos que ter um tratamento de capacitação e valorização dos profissionais de segurança. Às vezes, a gente, por exemplo, tem medo de se tratar, de tratar com policiais”, disse o candidato.
Educação
Outra promessa de Meneguelli é o retorno de um equipamento como a Fundação Anne Sullivan, recentemente descontinuada. “Meu Deus do céu. Você tem muitas crianças com problema sem atendimento, sem onde levar. Ficam em casa. Estão ficando em casa. É um absurdo. Nós temos que rever isso imediatamente, sabe, comigo prefeito ou não prefeito, sabe, é uma briga que nós vamos levar, sabe, constantemente à volta do Anne Sullivan, com outro nome, com o mesmo nome, mas com o mesmo atendimento”.
Além disso, reforçou a promessa de criar bolsas de estudo no Colégio USCS e de apostar na tecnologia no ensino profissionalizante, assim aumentando a oferta de mão de obra neste setor.