
O RD realiza uma série de reportagens sobre os planos de governo das 33 chapas que disputam a eleição majoritária no ABC. A 16ª reportagem será sobre as ações propostas pela prefeita de Rio Grande da Serra e candidata à reeleição, Penha Fumagalli (PSD). A prefeiturável aposta em um mapeamento do município para entender quais áreas podem receber investimentos privados para a criação de emprego e renda.
A primeira proposta é a criação de um banco de imóveis elegíveis para implantação de negócios industriais que possam ser instalados respeitando a Lei de Proteção aos Mananciais. Além disso, quer estabelecer parcerias com imobiliárias da cidade para que um cadastro de imóveis aptos para novos negócios seja realizado.
Ainda na área de Desenvolvimento Econômico, a candidata quer manter a parceria com o Sebrae para o apoio aos micros e pequenos empresários, e ainda quer criar um plano de apoio para os empreendedores do cambuci, por meio de uma assessoria que possa realizar a regularização de seus empreendimentos.
Na Saúde, a atual prefeita promete a construção de duas novas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), além da melhoria e ampliação da infraestrutura da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e dos próprios postos de saúde. Quer também a ampliação do número de médicos e demais profissionais, e equipar todos os locais de atendimento na Saúde com câmeras de segurança integradas às bases da GCM (Guarda Civil Municipal).
Para a Educação, a candidata promete a construção de três EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica) nos bairros Vila Verde, Vila Conde e Parque América. Também promete ampliar o atendimento nas creches com a criação de 250 novas vagas na rede. Além disso, segue com a luta para implantação de uma unidade do Instituto Federal na cidade.
Penha promete na área cultural o fortalecimento do Festival do Cambuci e a criação do Festival de Inverno de Paranapiacaba, além da revitalização do Teatro Municipal e um maior apoio para as iniciativas culturais na cidade.
Na área de Desenvolvimento Social, Penha propõe o investimento na ampliação de campanhas para combater os mais diversos tipos de preconceitos e a violência contra a mulher. Além disso, quer criar projetos de inclusão digital dos moradores, além de desenvolver uma parceria com o Sistema S para a qualificação da mão de obra local, associada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Confira o plano de governo da candidata a prefeita em Rio Grande da Serra, Penha Fumagalli: