
O RD segue com sua série de reportagens sobre os planos de governo das 33 chapas que disputam o comando das sete cidades do ABC. A décima segunda reportagem será sobre os projetos e planos do candidato a prefeito em Diadema, Gesiel Duarte (Republicanos). O candidato defende uma maior participação popular a partir de diversos mecanismos de gestão.
Em seu plano de governo, Gesiel fala em três formas para fortalecer a participação da população. O fortalecimento dos atuais conselhos municipais nos debates sobre as ações no município. Sobre o Orçamento Participativo, quer permitir que a população tenha voz para decidir sobre o destino de parte dos recursos públicos. E quer fortalecer a Ouvidoria Municipal como forma de receber as denúncias e sugestões da população sobre os serviços públicos.
Além disso, quer desenvolver uma plataforma digital que possa permitir a participação direta dos cidadãos, inclusive na votação de propostas, particicipação das consultas públicas e o acompanhamento dos projetos. Outro ponto é utilizar as redes sociais e outras ferramentas de comunicação digital para divulgar as informações e entender o sentimento de cada morador em relação aos investimentos.
Na Educação, o candidato promete ampliar as vagas em creches e pré-escolas a partir de parcerias com o setor privado e ONGs (Organizações Não Governamentais). Além disso, quer investir na infraestrutura das unidades escolares com melhorias em salas de aula, bibliotecas, laboratórios e áreas de lazer, além de implementar tecnologia educacional a partir de computadores e tablets.
Na área da Saúde, Gesiel promete uma nova reforma nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) com o objetivo de aumentar a capacidade de atendimento. Outro lugar que passará pela mesma mudança, caso seja eleito, é o Quarteirão da Saúde. A ideia do republicano é levar especialidades como cardiologia, ginecologia e pediatria, entre outras, para o Centro de Especialidades da cidade. O candidato também promete realizar a construção do novo hospital.
Sobre o TEA (Transtorno do Espectro Autista), o prefeiturável defende a criação de um Centro de Referência que possa realizar o atendimento multidisciplinar especializado, desde o diagnóstico até a área educacional. Além disso, realizar a capacitação dos servidores da saúde, educação e assistência social para a realização do atendimento.
Na Segurança Pública, o candidato promete o aumento do efetivo da GCM (Guarda Civil Municipal), um aumento das parcerias com as polícias Civil e Militar visando as operações conjuntas na cidade. Além disso, quer ampliar o sistema de videomonitoramento e a implementar um centro de controle operacional.
No setor econômico, defende a criação de programas de incentivo fiscal e de desburocratização para atrair novas empresas e indústrias. Além disso, quer estabelecer uma política de apoio às startups e negócios inovadores. Também quer investir na implementação de programas de revitalização das áreas comerciais e de feiras livres no município, além de oferecer capacitação e apoio técnico para pequenos comerciantes e empreendedores.
Confira o plano de governo do candidato a prefeito em Diadema, Gesiel Duarte (Republicanos):