Daniel Maciel, cineasta residente em São Bernardo desde 2013, e Adrieene Nogarotto, nascida em São Bernardo e ex-aluna da Metodista e do Centro de Audiovisual, celebram o sucesso de seus mais recentes projetos cinematográficos. O longa-metragem de terror e um curta-metragem, ambos realizados na cidade pelo casal, têm atraído atenção internacional, conquistando vários prêmios e nomeações em festivais.
O longa-metragem “Conexão com o Mal”, dirigido por Maciel e Nogarotto, narra a história de uma mãe solo que, apesar de ser dedicada ao ensino básico, enfrenta dificuldades para cuidar de sua filha devido ao excesso de trabalho.
A jovem, deixada à própria sorte e imersa na internet, torna-se vulnerável aos perigos online. “A trama ironiza as ações de uma mãe que adverte sobre os perigos digitais, enquanto ela mesma está imersa em seu celular”, explica Maciel.
Já o curta-metragem “Efeitos Nefastos”, também realizado por Maciel e Nogarotto, é uma sátira ácida sobre o cinema, inspirada pelo livro “Cineastas e Imagens do Povo”, de Jean Claude Carrière. No curta, quatro estudantes de cinema fazem um documentário sobre crianças armadas na periferia.
O processo de filmagem contou com o apoio da Secretaria de Cultura e Juventude de São Bernardo, e os projetos foram realizados com recursos de editais do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
“Filmamos em locais da cidade, como o Teatro Martins Pena e o Parque Espacial. Contamos também com a colaboração da Guarda Civil Municipal para as armas cênicas e dos moradores locais”, destaca Maciel. Adrieene Nogarotto reforça a importância das parcerias: “A colaboração com o Centro de Audiovisual e outros parceiros foi fundamental para a realização desses projetos”, finaliza.
Os filmes têm recebido reconhecimento significativo em festivais internacionais. “Ficamos surpresos e felizes ao vencer o prêmio de Melhor Filme de Horror no Dresden Cinema Awards e o prêmio de Melhor Ator Coadjuvante no Best International Film Festival na Romênia. Esses prêmios em locais com rica tradição cinematográfica são verdadeiros presságios para o nosso trabalho”, afirma Maciel. Adrieene também expressa a gratidão pela aprovação internacional: “É extremamente gratificante ver o reconhecimento do trabalho duro e das adversidades enfrentadas durante a produção.”
Questionados sobre futuras produções, Maciel e Adrienne revelam que estão preparando novos projetos, entre eles um filme de horror inspirado em “Demons – Os Filhos das Trevas” e um roteiro sobre um serial killer. Adrieene está desenvolvendo um curta-metragem chamado “Esquinas do Medo”, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, além de outros projetos para editais do ProAC.
Para acompanhar o trabalho de Daniel Maciel e Adrieene Nogarotto, o público pode seguir as atualizações nas redes sociais da Arquitrama (@ar.quitrama) e dos perfis pessoais (@adrieenefn e @danny3u). Os filmes “Conexão com o Mal” e “Efeitos Nefastos” estão atualmente em circuitos de festivais e ainda não estão disponíveis para o grande público.