
Com os Jogos Olímpicos, muitas pessoas são influenciadas positivamente para iniciar uma atividade física. Recentemente, a Ipsos, empresa de pesquisa de mercado, apresentou o estudo Attitudes to the 2024 Paris Games, o qual apontou que no mundo, 55% das pessoas afirmam que os Jogos Olímpicos os inspiram a participar de atividades esportivas.
Para o ortopedista Marcelo Ruck, do Hospital Santa Casa de Mauá, antes de começar uma nova atividade física é necessário realizar um check-up ortopédico para avaliar a saúde dos ossos, músculos e articulações. Essa avaliação previne complicações a longo prazo, além de diagnosticar doenças ou lesões em estágios iniciais, permitindo um tratamento precoce e eficaz.
O exame físico é o primeiro do check-up que analisa o sistema locomotor, a flexibilidade, a força e a mobilidade, questionamentos sobre a saúde, se há desconfortos físicos e quais são os hábitos diários do paciente. A avaliação clínica pode ser complementada com exames de imagem e laboratoriais.
Com os resultados em mãos, o médico também avalia se o tipo de atividade física é adequado ao paciente e, em conjunto com o educador físico, sugere ajustes no treinamento como frequência, intensidade, volume, carga, entre outros.
Vale ressaltar que a avaliação ortopédica é importante no início da atividade física e ao longo do tempo, assim como os check-ups cardiológicos que também devem ser incluídos, especialmente para as pessoas com histórico familiar de doenças ortopédicas ou cardiovasculares.
O especialista também recomenda que seja feito um bom aquecimento e alongamento antes do início da prática esportiva e investir no fortalecimento muscular; utilizar roupas e calçados adequados para evitar impactos; ter bom senso com as cargas, que devem ser ajustadas conforme a evolução; manter o corpo hidratado e uma dieta rica em proteínas e carboidratos, que colaboram para a formação muscular, energia e recuperação das fibras rompidas durante os exercícios.