São Bernardo entrega UPA em Rudge Ramos

Sétima e maior do município, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Rudge Ramos foi inaugurada nesta quinta-feira (31). O Pronto-Socorro foi desativado e os atendimentos transferidos à UPA. A unidade funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana, com serviços pré-hospitalares para pequenas e médias urgências e emergências.

O antigo PS atendia cerca de 400 pacientes por dia, mas em instalações menores. Os serviços de urgências oftalmológica e odontológica foram transferidos ao PS Central, localizado na rua Joaquim Nabuco, 380, no Centro.

Newsletter RD

Para completar a instalação da rede de nove UPAs, faltam apenas as unidades Silvina/Ferrazópolis e a Alves Dias/Assunção, que serão inauguradas em julho deste ano.

Estrutura

Ao contrário das outras seis UPAs construídas com módulos isotérmicos, a do Rudge Ramos é a única feita em alvenaria, mantendo as características das demais. Construída na área da antiga EMEB Rolando Ramacciotti, divide espaço com a recém-reformada UBS do Rudge Ramos.

Como nas outras UPAs, um dos diferenciais é o atendimento, feito de acordo com a classificação de risco dos pacientes, ou seja, priorizando os casos mais graves. Climatizada e informatizada, a unidade possui sala de espera com televisor e painel eletrônico de chamada, bebedouros em vários pontos e brinquedoteca.

Classificada como tipo II (capacidade de cobertura para mais de 100 mil pessoas), a UPA Rudge Ramos será referência para as áreas das UBSs Rudge Ramos, vila Dayse, Planalto e Mussolini.

São 1.517 m² de área construída, quatro consultórios, sala vermelha, equipamentos de UTI, laboratório de análises, 12 leitos de observação, farmácia 24 horas, Raio X e base do SAMU em período integral. A equipe reúne 12 médicos pediatras, 14 médicos clínicos, 46 auxiliares e técnicos de enfermagem e nove enfermeiros, além de farmacêuticos e auxiliares de farmácia, entre outros.

Para receber atendimento, é importante apresentar o cartão SUS, mas o usuário será atendido com ou sem o documento. A UPA Rudge Ramos fica na rua Ângela Tomé, 260, no bairro Rudge Ramos. O telefone para mais informações é 4368-1222.
 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes