ABC - segunda-feira , 29 de abril de 2024

Lofts unem modernidade e conforto

Pé direito alto, espaço amplo e ambientes integrados. Estas são as principais características dos lofts / Divulgação/Daniela Inês

Pé direito alto, espaço amplo e ambientes integrados. Estas são as principais características dos lofts. Mais comum nos Estados Unidos, este tipo de apartamento tem conquistado jovens solteiros, casais sem filhos e empresários. O motivo é a praticidade em adequar o ambiente para estadias rápidas ou longas.

“Para o jovem casal que não pretende ter filhos tão cedo, o loft é uma alternativa interessante, e tem se tornado uma opção de estilo de vida moderno. Hoje os lofts se tornaram um verdadeiro ‘viveiro’ de design”, conta a arquiteta Daniela Inês.

Newsletter RD

Para a especialista, itens como praticidade, conforto e funcionalidade não podem faltar neste espaço. “Não podemos esquecer de garantir a privacidade do morador”, acrescenta. Isso porque em muitos projetos o próprio quarto não possui paredes. É justamente por este motivo que apartamentos deste tipo não são indicados para famílias, pois dificilmente haverá local reservado para todos.

Para resolver a falta de privacidade, o indicado é utilizar painéis. “De vidro ou de espelhos, os painéis podem ser utilizados para separar alguns ambientes sem que o loft perca a essência”, completa a arquiteta Elizabeth Helal Braido. Acrílico, vidros translúcidos, cortinas de cristais e biombos também podem ser utilizados.

Daniela recomenda, ainda, o uso de elementos e acabamentos tecnológicos – que agradam principalmente os mais jovens. “Pisos de cimento queimado, tinta em tom de concreto e painéis impressos também são boas opções”, completa Daniela.

Elizabeth gosta de trabalhar com os tons escuros (como tampa de granito preto) e madeiras na decoração para dar um ar mais masculino ao ambiente. “O branco ajuda a dar amplitude ao espaço, também importante”, completa.

PLANEJADOS
Assim como ocorre em casas e apartamentos pequenos, móveis planejados também são essenciais nos lofts. “Todo local deve ser aproveitado. Em um dos meus projetos criei um armário escondido atrás do sofá. Este tipo de artimanha é importante para aproveitar espaços sem prejudicar a decoração”, salienta Elizabeth.

A mesma opinião é dividida por Daniela. “Além dos planejados, móveis de linhas retas e vazados ajudam a dar aspecto de amplitude. Não podemos perder a marca principal do ambiente, o espaço é algo primordial na hora de projetar e decorar um loft”, ressalta.

Contatos
Elizabeth Helal Braido
Telefone: 4991-1870

Daniela Inês
Telefones: 4123-0008 e 4124-7448

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes