
A cidade paraibana de Areia oferece aos visitantes oportunidades de conhecer Igrejas seculares, teatros históricos, ruas de paralelepípedo que guardam joias da arquitetura colonial, engenhos da época do Ciclo do Açúcar a Rota das Flores, sendo um atrativo que tem incrementado ainda mais o turismo na região.
Além de oferecer um clima serrano, com temperaturas amenas quase o ano todo, o visitante realiza visitas a engenhos e museus, e experimenta em uma expedição gastronômica ou ainda visitar dezenas de produtores que cultivam flores de todas as formas e cores. Outras atrações estão no centro histórico que reúne igrejas e casario colonial, tombados pelo Patrimônio Histórico.
Areia oferece restaurantes rurais de beira de estrada e outros mais sofisticados. A área central do município tem ruas de paralelepípedo e casinhas coloridas bem preservadas. O conjunto histórico e urbanístico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 2006. A essência dos séculos 18 e 19 dá ao destino um charme todo especial. Nos meses de junho e julho, é comum a cidade registrar temperaturas que podem chegar a 11 graus nos dias mais frios.
Distante apenas 120 km de João Pessoa, é preciso subir a Serra da Borborema. No verão a brisa ajuda a enfrentar as temperaturas altas e no inverno os visitantes podem usar blusas de meia estação, botas e casquinhos para experimentar o ar geladinho e bastante refrescante que sopra nessa região. A serra da Borborema cerca boa parte do Brejo Paraibano. Eis a explicação para temperaturas amenas, com dias de nevoeiro pela manhã e noites muito refrescantes.