A Fundação Grupo Volkswagen em colaboração com a Casa Neon Cunha, em São Bernardo, realizou na última terça-feira (25) uma ação em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTI+. O evento aconteceu no centro de apoio à população LGBTI+ localizado na rua Luiz Ferreira da Silva, 183 – Anchieta em São Bernardo.
A programação do evento disponibilizou de forma gratuita os serviços de barbeiro, manicure e duas maquiadoras, o que ofereceu às pessoas beneficiárias da instituição um verdadeiro “Dia de Beleza”. Após as atividades, elas puderam desfrutar de um jantar servido pelo buffet Cozinha de Criola, negócio social de São Bernardo formado por pessoas negras e LGBTI+.
Durante o evento, foi realizada uma roda de conversa com os integrantes do grupo de diálogo LGBTI+ da Volkswagen do Brasil, o Colorindo. Outro ponto de destaque anunciado na ocasião é que a Fundação Grupo Volkswagen financiará a retificação dos documentos de 10 pessoas trans que estão na lista de espera da Casa Neon Cunha ― um gesto que transcende a garantia de acesso a direitos básicos; representa dignidade e a concretização de um sonho de humanidade.
“Como temos sempre dito, a retificação de nome e gênero não é apenas sobre cidadania, mas sobre a dignidade dessas pessoas. Essa parceria com a Fundação Grupo Volkswagen vai trazer muito mais do que acesso a direitos – o que também é fundamental -, mas a realização de um sonho de humanidade que se iniciou em 2018 e que se concretiza a cada certidão retificada”, afirma Paulo Araújo, presidente da Casa Neon Cunha.
Essas ações foram viabilizadas pela venda dos produtos da Linha Pride, coleção produzida pelo Costurando o Futuro, projeto de empreendedorismo e costura realizado pela Fundação Grupo Volkswagen, e por uma doação complementar da própria Fundação.
“Foi uma grande satisfação participar e proporcionar esse dia de comemorações, reflexões e resgate de autoestima às pessoas da Casa Neon Cunha. Todas as ações da Fundação têm a diversidade como aspecto transversal. Nosso compromisso é com a inclusão e o respeito, garantindo direitos básicos e essenciais a todos os públicos de diversidade em situação de vulnerabilidade, para que seja possível promover mudanças significativas e duradouras em suas vidas”, comenta Jeniffer Caroline Luiz, Diretora de Programas e Projetos da Fundação Grupo Volkswagen.