
São Bernardo foi a cidade que apresentou maior aumento no índice de casos entre um mês e outro. Para se ter ideia, no período de trinta dias, foram seis ocorrências contra apenas uma no mês anterior, cinco vezes mais. Mauá aparece em segundo lugar nas estatísticas, com quatro registros de tentativa de homicídio em maio contra um caso em abril, alta de 300%.
Em Santo André foram contabilizadas sete ocorrências no mês de maio, enquanto no mês anterior, foram seis registros. Já em Ribeirão Pires foram registrados dois boletins de ocorrência contra tentativa de homicídio, um caso a mais do que o registrado em abril.
Diadema listou apenas um caso de tentativa de homicídio em maio, um a menos do que em abril. Rio Grande da Serra e São Caetano não registraram nenhum caso da criminalidade em maio, mas Rio Grande da Serra havia registrado um boletim de ocorrência do crime em abril, enquanto São Caetano não teve nenhum registro da infração.
Em comparação a maio do ano passado, Santo André, São Bernardo e Ribeirão Pires disparam com o maior índice de ocorrências em maio deste ano. As cidades passaram de 13 casos para 20 este ano, alta de 53,84%; dois registros de tentativa de homicídio para sete; um para seis casos; e um para dois, respectivamente.
Furto de veículos
Em apenas um mês, a região também apresentou alta de 10,96% no índice de furto de veículos. Em abril desde ano, as sete cidades contabilizaram, juntas, 693 casos, enquanto no mês de maio foram 769. Santo André teve o maior índice de ocorrências: passou de 296 boletins registrados em abril para 366 em maio deste ano, alta de 23,64%. Na sequência aparece Mauá, que registrou 129 incidentes no quarto mês este ano e passou para 142 casos no quinto. São Caetano e Ribeirão Pires registraram 18 registros de furto de veículos em maio, enquanto no mês anterior, ambas as cidades contabilizaram 11 registros cada.
São Bernardo teve 166 casos da criminalidade em maio e o mesmo número de registros em abril. Já Diadema e Rio Grande da Serra apresentaram diminuição nos casos de furto de veículos em maio se comparado a abril. As cidades registraram, respectivamente, 57 e 2 casos no quinto mês de 2024 enquanto no mês anterior foram 77 e 3 ocorrências.