“Daqui Ninguém Me Tira” é uma comédia musical que será apresentada em São Bernardo, no próximo domingo (30/6), às 15h, no Teatro Lauro Gomes localizado na rua Helena Jacquey, 171 – Rudge Ramos. A apresentação tem duração de 75 minutos e classificação para 12 anos, (menores de 14 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis). Os ingressos custam a partir de R$40 (meia entrada) e R$80 (inteira).
O espetáculo promete não apenas entreter, mas também busca provocar o espectador a refletir sobre questões essenciais da sociedade contemporânea, como a importância de valorizar e respeitar a diversidade em todas as suas formas.
A comédia passa uma mensagem poderosa através da história de Velvet (Alexia Twister), uma drag queen que se vê prestes a ser despejada de seu antigo barracão para dar lugar a novos empreendimentos. Escrita por Noemi Marinho, a peça aborda de forma humorada e reflexiva o conflito entre o progresso representado por Herculano (Giovani Tozi que reveza com Anderson Müller e com Felipe Calixto), um funcionário de uma grande incorporadora, e a preservação da memória e identidade de Velvet. Na trama, Herculano se vê dividido entre apoiar Velvet e cumprir suas obrigações profissionais, o que cria um embate interessante que não se resume a mocinhos e bandidos.
A comédia musical explora os dois lados da história, que questiona como conciliar o avanço urbanístico com a manutenção das raízes e do patrimônio cultural. A encenação de Neyde Veneziano se inspira nos numerosos canteiros de obras da cidade de São Paulo, e estabelece uma analogia entre a rica memória do Teatro de Revista, simbolizada pelas exuberantes vedetes, e o gradual desaparecimento da arquitetura urbana, junto com suas histórias entrelaçadas.
O grande desafio da trama foi explorar a humanidade e os princípios que motivam cada personagem, sem recorrer à dicotomia entre bem e mal. Desde o início do espetáculo, o público é levado a uma jornada eletrizante, com canções e imagens, com foco nas motivações dos personagens, algo cada vez mais raro em tempos de polarização. Empatia é uma palavra que parece simples, mas esbanja complexidade.
Idealizado pelo ator e produtor Giovani Tozi, Daqui Ninguém Me Tira representa a união de duas figuras femininas de extrema relevância na história do teatro brasileiro: Noemi Marinho e Neyde Veneziano. Esta colaboração resulta em um diálogo rico e significativo sobre a sensibilidade à diversidade. Marinho e Veneziano abrem-se para a escuta ativa e a troca de ideias, e mergulham em reflexões extremamente atuais sobre como promover a inclusão e a consciência social em um contexto marcado pela crescente individualidade e solidão nas grandes metrópoles.
“Daqui Ninguém Me Tira” mergulha nas tensões geracionais e ideológicas, e busca inspiração no caos urbano para criar uma fusão entre marchinhas de carnaval e hits da música pop, que reflete os fragmentos de um passado já distante. A presença da banda ao vivo estabelece o ritmo de um bloco de carnaval fora de época, mas também anuncia o desfecho inevitável. Trágico e cômico “Daqui Ninguém Me Tira” é um ensaio sobre nossa capacidade (ou falta dela) de conviver com o outro, e a inabilidade de lidar com os conflitos que permeiam as relações humanas.
Ficha técnica
Texto: Noemi Marinho.
Argumento: Giovani Tozi.
Direção: Neyde Veneziano.
Elenco: Alexia Twister e Giovani Tozi.
Trilha Sonora: Rafael Passos.
Piano: Rafael Passos.
Sopro: Rafaela Penteado.
Percussão: Gabriel Caropreso.
Cenário e Figurino: Fábio Namatame.
Iluminação: Domingos Quintiliano.
Direção de Vídeo: Matheus Luz.
Assistente de direção: Pedro Machitte.
Administração Financeira: Carlos Gustavo Poggio.
Produção Executiva: Felipe Calixto e Nayara Rocha.
Assistência de Produção: Bruno Tozi.
Assessoria de Imprensa – Arteplural – Fernanda Teixeira e Macida Joachim.
Assessoria Jurídica: Martha Macruz de Sá.
Direção de Arte Gráfica, Produção e Idealização: Giovani Tozi.
Realização: Tozi Produções Artísticas, CG Educação e Arte.
Músicos – Rafael Passos ao piano, Gabriel Caropreso na percussão, Rafa Penteado no trompete.