
Jundiaí busca apelo turístico entre adultos, sendo o inverno justamente a época do ano em que a procura de turistas pela “Rota do Vinho” da cidade cresce consideravelmente. No campo, o principal investimento é no cultivo da Uva Niagara Rosada, que recebeu a indicação Geográfica do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), na categoria Indicação Procedência.
Com o interesse do público crescente por turismo rural, produtores jundiaienses começaram a expandir seus negócios para além da produção e venda de seus produtos e oferecem em suas fazendas a possibilidade das pessoas vivenciarem a experiência do campo.
O Sitio Fontebasso é um exemplo pela diversificação dos serviços prestados. A mudança começou com a inauguração de um restaurante, em 2019, e logo em seguida com a oferta de passeios guiados, apresentando aos turistas um pouco mais sobre a história da própria família e da cultura agrícola da cidade.
Composta por mais de 20 adegas e vinícolas, a “Rota do Vinho” de Jundiaí oferece rótulos que já são produzidos na cidade há mais de 120 anos, alguns premiados nacionalmente e até em concursos internacionais. “Temos, inclusive, vinhos que foram servidos aos Papas João Paulo II e Bento XVI“, diz o prefeito.
Para conferir as opções que os turistas podem encontrar na “Rota do Vinho” de Jundiaí, acesse o site O Que Visitar – Rota do Vinho (jundiai.sp.gov.br).