Embora o veranito tenha retardado o início do inverno, chegou finalmente a estação que tira o cachecol da gaveta e pede achocolatados quentinhos. Contudo a Pró-Sangue sofre nesse período, uma vez que a doação de sangue costuma registrar queda por conta do afastamento dos candidatos nos postos de coleta, que muitas vezes ficam acometidos por doenças respiratórias ou simplesmente não têm ânimo para sair de casa.
Para incentivar a coleta de sangue nesses dias mais frios, a Fundação ativa sua campanha de inverno. O momento é bem oportuno, pois os sangues O+, O- e AB- estão em nível crítico, o que em outras palavras quer dizer que eles conseguem dar conta de apenas 50% da demanda hospitalar. No caso, do sangue B-, a situação é bem mais preocupante, pois esse fator está em emergência, ou seja, somente dá conta de atender 20% dos pedidos.
O posto Clínicas, em particular, é o que tem mais ressentido o afastamento dos doadores. No início de agosto, a unidade estava com 85% de vagas livres no sistema de agendamento online.
A Pró-Sangue diariamente mais de 80 instituições de saúde da rede pública da região metropolitana do estado. Todos os dias os hospitais solicitam sangue para tratar os seus pacientes. Para reservar um horário para doar, basta acessar o site www.prosangue.sp.gov.br.