
A moradora de Santo André, Andréia do Carmo Moysés, iria realizar na segunda-feira (17/06) no hospital da Santa Helena Saúde, em São Bernardo, um procedimento cirúrgico o qual aguarda desde 2016, portanto há quase oito anos. Porém, após a internação e o início dos procedimentos para a operação, a mesma foi cancelada. A cirurgiã disse que o médico que deu o encaminhamento para cirurgia deu o CID (Classificação Internacional de Doenças) errado, atestando Neoplasia Benigna do Ovário invés de endometriose profunda, que acomete a paciente.
Ela tem diagnóstico de endometriose e a doença só pode ser tratada através de uma cirurgia. Ela tem passado por grande sofrimento, e reclamou muito da demora para a definição da cirurgia. Em julho do ano passado a paciente procurou o RD para falar da sua indignação com o plano de saúde. “É um descaso o que eu venho passando com o convênio. Desde 2016 tento me tratar da endometriose. Por causa dela tive várias infecções e hemorragias e isso já afeta também bexiga, intestino e rins. Além disso essa doença mexe demais com o psicológico, por isso tem mulheres que consideram o suicídio”, disse Andréia há praticamente um ano. Naquela época a operadora de saúde disse que a encaminharia para atendimento especializado em endometriose profunda.
Após passar pelos especialistas a cirurgia finalmente foi marcada para a última segunda-feira. “Me internei as 3 horas da manhã, segui todo o procedimento, estava com todos os exames em ordem até que a médica veio falar comigo para dizer que meus exames apontavam a endometriose profunda, mas o médico pediu outra cirurgia, portanto ela não iria operar, porque não era nem a especialidade dela”, narrou a paciente.
A paciente informou que depois de ter contatado a reportagem recebeu ligação da operadora agendando consulta com outro especialista, que está marcada para segunda-feira (24/06). “Agora o plano de saúde tem que resolver, porque eu não posso ficar pagando a Santa Helena para ficar desse jeito”, completa.
Atualização em 20/06/2024 às 17h27
Em nota a Santa Helena Saúde confirmou a marcação de nova consulta e explicou que o cancelamento da cirurgia visou um tratamento mais adequado à paciente. “A Santa Helena Saúde esclarece que em 17/06/2024, dia da internação da paciente para realização de procedimento, foi feita, como de praxe, detalhada revisão prévia e minuciosa análise complementar dos exames trazidos pela paciente. O time cirúrgico identificou então a necessidade de uma abordagem ampliada do caso, com vistas de demais especialistas. A suspensão do procedimento na referida data visou única e exclusivamente a garantia do tratamento mais adequado ao caso. A paciente recebeu todos os esclarecimentos e foi informada sobre agendamento de consulta médica com profissional especializada na sua condição, de forma a garantir o melhor cuidado e assistência”.