
A partir dessa quinta-feira (13/06), a vacina contra a dengue está disponível na rede municipal de Diadema. Nesta etapa, o imunizante é destinado a jovens entre 10 e 14 anos e o esquema vacinal composto de duas doses com intervalo de três meses entre elas.
Nesta terça-feira (11/06), a SES (Secretaria do Estado da Saúde) enviou 6.298 doses para o município que, prontamente, começou a distribuição para as 20 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e a definição da estratégia de vacinação. O município aguarda o recebimento de novas remessas para atender o público alvo, definido em 25.151 moradores.
A ampliação do leque de municípios que passam a contar com a vacina se deu pela necessidade de reduzir o risco de infecção sintomática, hospitalizações e da morbimortalidade pela doença, principal objetivo da imunização. A vacina Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, na Alemanha, induz resposta imunológica para os quatro sorotipos da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
A aplicação da dose será por livre demanda, ou seja, não é preciso agendamento prévio. Podem ser vacinados crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, 11 meses e 29 dias e para receber a dose devem estar acompanhados de um responsável com mais de 18 anos e apresentar carteirinha de vacinação, documento com foto e, se possível, o cartão SUS.