
Nesta terça-feira (10), Diadema exibiu o filme “O Milagre de Anne Sullivan”,na Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueria (BIIN). Evento faz parte da programação cultural de 20 anos do espaço através do programa “Sessão Pipoca”, atividades irão acontecer entre os dias 10 e 14 de junho.
A bibliotecária, Angelina dos Santos, explica como o filme se relaciona com a proposta da biblioteca. “O longa conta a história de Anne Sullivan, uma professora que tenta fazer com que sua aluna cega, surda e muda, Helen Keller, se adapte ao mundo à sua volta”, afirma. “Decidimos passá-lo aqui para a comunidade, porque se encaixa com todas as dinâmicas e a proposta dessa unidade, que virou referência no atendimento às pessoas com deficiência nesses últimos 20 anos”, complementa Angelina.
Daiane Januário, de 42 anos, destaca a relevância da atividade não apenas como entretenimento, mas sim como educação para inclusão. “É muito necessário mostrar um filme desses a essa nova geração de adolescentes e adultos que está vindo”, explica. “Todos nós precisamos aprender a lidar com as diferenças e ajudar quem precisa desde pequenos. Isso que é viver em sociedade”, completa.
Adriana Fidelis, de 39 anos, trouxe companhia para essa tarde diferente. “Minha filha praticamente me arrastou até aqui. As férias estão chegando e nem sempre temos tempo para passar com nossos filhos”, compartilha. “É uma forma de se divertir e aprender ao mesmo tempo!”, finaliza.
Histórico
A Biblioteca Nogueira surgiu, em 1992, como uma sala no Centro Cultural Nogueira e, como um diferencial, recebeu o acervo em Braille já existente na Biblioteca Olíria Campos Barros. Em 2001, o Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS) da Secretaria de Educação de Diadema recebeu um prêmio por sua atuação na área pedagógica com as pessoas com deficiência. Essa vitória deu origem à criação de uma Biblioteca Braille localizada no Vila Nogueira, por conta da proximidade à linha de trólebus e, consequentemente, ao fácil acesso da população.
O prédio antigo foi demolido e ampliado para 440m². Em 16 de junho de 2004 foi inaugurado como Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira e vem atuando na prestação de serviços para o público portador de deficiências, por meio de eventos ligados à literatura e às oficinas culturais. Em 2023, a biblioteca foi eleita em uma pesquisa realizada em 2021 e 2022 pela doutora em história e pesquisadora do Museu de Artes de São Paulo (MASP), Mariana Oliveira Arantes, o equipamento cultural mais acessível entre 34 municípios da Região Metropolitana de São Paulo.
10 a 14 de junho de 2024
Aniversário de 20 anos da Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira (BIIN)
Local: rua Bernardo Lobo, 263, Vila Nogueira
Programação
12/06 – Quarta-feira
14h – Sarau BIIN junino
13/06 – Quinta – feira
10h e 13h30 – Sessão pipoca para crianças – filme com tradução e interpretação em Libras
14/06 – Sexta–feira
9h – Exibição de vídeo-depoimento dos frequentadores da BIIN
10h – Mesa-redonda: “Da biblioteca ramal à Biblioteca Interativa” – com Prof. Dr. Edmir Perrotti e Profa. Dra. Ivete Pieruccini (ECA-USP), mediação de Sônia Bertolani
13h30 – Apresentação artística com oficinandos de Libras
14h – Relato de Experiência: “Dos livros a formação de multiplicadores” – com Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos, mediação de Angelita Garcia
15h – “Bibliotecas e Acessibilidade cultural: avanços e desafios além do livro”, com Mariana Oliveira Arantes (Roteiro Cultural Acessível), participação do GT FEBAB Bibliotecas Inclusivas, mediação de Angelita Garci
16h – Confraternização com bolo de aniversário (aqui é geral ou só para quem frequenta a biblioteca?)