Após finalizar a data base para o ano de 2024, o o Sintetra (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Transportes Rodoviários e Anexos do Grande ABC), já começa a planejar as metas que poderão ser incluídas no texto de 2025. Entre as principais metas para o próximo ano está a inclusão de um novo beneficiário de forma gratuita no convênio médico e aumentar o valor disponibilizado no Vale Alimentação dos trabalhadores.
Em entrevista ao RDtv, o presidente do Sintetra, Leandro Mendes, conta que as duas metas fazem parte das suas promessas de campanha e que, como não pode inclui-las na data base de 2024, esses objetivos terão que ser repassados para o próximo ano. “Decidir focar primeiro em uma das minhas principais e mais importantes promessas que era de retomar o PLR (Participação nos Lucros e Resultados) sem metas, o que já conseguimos alcançar. Não vamos conseguir cumprir todas as metas de uma vez, mas meu objetivo é conquistar tudo em cinco anos”, diz.
Mendes comenta sobre a meta de unificar os pisos salariais, que hoje são dois, o de motorista convencional e o de ônibus menores, os midis, meta que não foi cumprida por completo, mas já teve grande avanço. “Felizmente, conseguimos um reajuste no piso dos midis de 14%, sendo que o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) atual está em 3,23%. Esse ano minha principal meta foi acabar com as metas da PLR, conseguimos uma participação fechada no valor de R$ 3.009, que será paga em duas vezes ao invés de quatro, mas ainda pretendo unificar os pisos dos dois trabalhadores”, reforça.
Outra meta de Mendes é aumentar o número de sindicalizados e, em três meses do novo mandato, cerca de 1.000 novos trabalhadores associados, totalizando seis mil. “Meu objetivo é chegar em 8.000 membros até o fim do meu mandato e, com a inauguração de um novo clube, restauração da colônia de férias e todas as melhoras que estamos fazendo, acredito que vamos chegar a esse número desejado, mesmo que seja dificil”, expõe.
O Sintetra representa motoristas de ônibus urbanos, ônibus fretados, motoristas de caminhões de carga, motoristas de ônibus de turismo e os motoristas dos setores de limpeza urbana e gás.