ABC - domingo , 21 de julho de 2024

ABC recebe 44 mil vacinas monovalentes contra a covid-19

Santo André e São Bernardo receberam os primeiros novos lotes (Foto: Divulgação/PMETRP)

O governo do Estado de São Paulo autorizou, em maio, o repasse de 519 mil doses da vacina monovalente contra covid-19. No entanto, o ABC foi contemplado somente ao final do mês, e somente duas cidades: Santo André e São Bernardo. Com a cobrança da população e do poder público, finalmente as demais cidades da região receberam os reforços, o que totaliza cerca de 44,6 mil novas doses para imunizar a população.

As vacinas abrangem crianças entre 6 meses a 4 anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, imunocomprometidos e pessoas a partir de 5 anos com comorbidades. Também estão inclusas: pessoas em instituições de longa permanência e seus trabalhadores, indígenas, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas privadas de liberdade e trabalhadores do sistema de privação de liberdade, jovens cumprindo medidas socioeducativas, pessoas em situação de rua.

Newsletter RD

Assim como apurado pelo RD, Santo André vacina desde maio a população nas 34 unidades de saúde do município. Em nota, a Prefeitura de Santo André informou que foram recebidas 30 mil doses da vacina já no começo de maio. Já São Bernardo, que recebeu um lote com 9.360 doses dia 24 de maio, atualmente conta com um estoque de 4.665 doses para proteger a população. Na cidade, a vacina também está disponível em todas as unidades de saúde.

No dia 28 de maio, São Caetano recebeu um lote de doses para vacinação contra a covid-19, atualizada com a subvariante XBB.1.5, da variante Ômicron, substituindo todas as vacinas utilizadas contra a covid-19. A vacina está disponível em todas as UBSs e no Super Centro de Saúde. Para receber a aplicação da dose, é necessário apresentar documento com foto e carteira de vacinação.

Já no início deste mês, outras cidades foram contempladas com as vacinas, como é o caso de Diadema, que recebeu 3.900 doses da vacina contra covid-19 monovalente XBB. Em nota, a Prefeitura informa aguardar novo repasse. A vacina está disponível nas unidades básicas de saúde por livre demanda, de segunda a sexta-feira, das 8h30 as 16h.

Em Ribeirão Pires, foi entregue o primeiro lote com cerca de 1.300 doses, sendo distribuídas nas UBSs de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Já Rio Grande da Serra recebeu 40 frascos da vacina monovalente XBB, na qual será distribuída de acordo com cronograma vacinal das unidades.

Mauá não respondeu ao RD até o fechamento da reportagem.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes