
Uma árvore sem manutenção tem atrapalhado a passagem de pedestres na avenida Kennedy, altura do n° 851, em São Bernardo. Isso acontece porque a raiz do tronco está exposta e já danificou a calçada, o que causou rachaduras no chão e possibilidade de acidentes.
O morador do bairro Jardim Três Marias, João Batista, comenta que o caso não é isolado. Ele mesmo já abriu três pedidos de remoção desta e outras árvores da região. “Essa árvore não é um caso isolado, já abri o pedido de mais três árvores que estão com risco de queda desde o ano passado, mas ninguém faz nada”, diz.
Por conta da raiz alta, o passeio chegou a quebrar, aumentando os riscos de acidente na região. “Alguém pode passar e tropeçar por ali”, comenta preocupado com a atual situação.
Em nota a prefeitura de São Bernardo informu que a árvore em questão está envolta de fios de alta tensão e que a Enel – concessionária de energia elétrica, foi contatada para realizar o serviço de poda. “O departamento de Parques e Jardins encaminhou ofício à ENEL para que a mesma faça a poda da árvore em questão para que os demais serviços sejam efetuados.”
Árvores sem manutenção
Árvores sem manutenção são problema constante em São Bernardo. Em fevereiro, o RD publicou uma matéria sobre duas árvores podres na rua Vicente de Carvalho, no Parque Anchieta (Confira a matéria completa).
Outro exemplo da falta de cuidado foi o acidente registrado no dia 11 de setembro do ano passado, quando um galho caiu e atingiu uma criança de cinco anos que estava na área do playground na Escola Municipal de Educação Básica Lauro Gomes, no Rudge Ramos. O acidente aconteceu por volta das 10h20 da manhã.
Na ocasião, a aluna Isadora Custódio – atingida pelo galho – foi socorrida pela Guarda Civil (GCM) e encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento Rudge Ramos (UPA), mas não resistiu aos ferimentos e faleceu.