ABC - domingo , 4 de maio de 2025

Deputados têm que votar projeto do Mover hoje por conta da caducidade da MP, afirma Lira

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que os deputados têm que votar o projeto que institui o Mover, que prevê incentivos para o setor automotivo, nesta terça-feira (28/5), por conta da caducidade da Medida Provisória no dia 31 de maio, e defendeu a manutenção do dispositivo sobre a taxação do e-commerce. Lira fez a declaração a jornalistas, após ter se reunido com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto, e com líderes partidários na residência oficial da Câmara.

Segundo o presidente da Câmara, o relator do Mover, deputado Átila Lira (PP-PI), chegou a dar alternativas a Lula, mas não especificou qual deve ser adotada.

Newsletter RD

“O presidente Lula deve estar nesse momento conversando com seus ministros da Fazenda, da Casa Civil, para ter um posicionamento, para ver se a gente pode chegar num meio termo de gradação”, declarou Lira.

Para o presidente da Câmara, a indústria tem sido penalizada por conta de uma “concorrência que aparentemente não é saudável”.

Segundo ele, há um “esforço grande” para que os deputados votem a matéria ainda nesta terça. “Nós tínhamos que votar o projeto hoje, do Mover. A Medida Provisória caduca dia 1º. Já há um esforço grande para que nós votemos hoje, e o Senado possa apreciar amanhã”, disse.

Lira acrescentou: “Se retirar do texto, nós temos duas emendas, uma do PL e outra do Novo, que buscam isenção para toda a indústria nacional até R$ 250. O tamanho disso é incalculável, não sei se também se controla um assunto desse no plenário.”

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes