O ex-prefeito de São Bernado William Dib (PSB) foi oficializado como pré-candidato a vice na chapa liderada pelo deputado estadual e pré-candidato a prefeito, Luiz Fernando Teixeira (PT). Nesta quarta-feira (22/05), a dupla afirmou que a decisão ocorreu após convite feito pelo Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho (PT), e aceito pela direção do Partido dos Trabalhadores e da Federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB).
A formação da chapa de pré-candidatos começou há cerca de 30 dias, quando Dib oficializou seu retorno ao PSB. Desde então o debate sobre a dupla alcançou a esfera nacional, principalmente após a saída de Marcelo Lima, que migrou para o Podemos.
“Era um problema muito grande, imaginem o candidato do Lula está no PT e o PSB, o candidato do vice-presidente da República, está em outro partido? O que foi feito? Um debate a nível nacional que envolveu o vice-presidente da República (Geraldo Alckmin), o Ministro Márcio França, o Ministro Marinho. Que chegou na mesa do presidente Lula e o debate foi que deveríamos pensar pela cidade”, explicou Luiz Fernando.
Quando o petista fala em “pensar pela cidade”, o parlamentar se refere ao histórico de divergências entre o PT e Dib, principalmente na passagem de seis anos do médico no comando da Prefeitura. Porém, as divergências foram colocadas de lado, principalmente pela opinião em comum que ambos têm sobre a atual gestão.

“Vendo o que o atual governo desconstruiu a cidade nos últimos anos, eu tenho o dever de me juntar a todos que estão aqui com o Luiz Fernando para a gente virar essa página”, falou o ex-prefeito.
Com base em seus olhares pessoais e em escutas realizadas em São Bernardo, Luiz Fernando e Dib apontam que um dos grandes desafios do município será lidar com a queda de arrecadação, consequência da saída de empresas. Outros dois pontos apontados pela dupla são as necessidades de investimentos em Saúde e Segurança Pública. Por isso, ambos apostam na parceria com o Governo Federal para conseguir novos investimentos.
Além da chapa majoritária, a base de apoio conta com 10 partidos, sendo que cinco divididos em duas federações (PT/PCdoB/PV e Rede/PSOL) e outras cinco legendas individualmente: Democracia Cristã; Mobiliza; PDT; PSB; e Solidariedade. Luiz Fernando aguarda novos apoios até o final do período de convenções, no dia 5 de agosto. Mas até o momento estão garantidos os apoios de 203 pré-candidatos a vereador.