
Moradores do distrito de Ouro Fino Paulista, em Ribeirão Pires e do Jardim Ana Maria, em Santo André, reclamam da falta de água constante nas residências. Em Ribeirão, por exemplo, moradores estão sem o abastecimento desde a última sexta-feira (10/05).
Segundo Diego Silva, morador da rua Pombal, em Ouro Fino, em Ribeirão Pires, ao todo são mais de 20 dias sem água entre idas e vindas. “A primeira vez faltou nove dias, depois seis e agora mais quatro dias, e quando a conta chega ela vem com o valor integral, mesmo tantos dias sem água”, diz.
Silva mora na região há mais de 35 anos e relata que a falta de água nunca foi algo comum na região e a situação está tão grave que resolveu fazer um boletim de ocorrência. “Nunca teve tanta falta de água como agora”, afirma.
Além do B.O, Diego já fez abaixo-assinado e o documento já conta com mais de 100 assinaturas. “Não era para mim está fazendo isso, era para Sabesp [Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo] informar o que acontece, estamos sem água e sem informações”, diz.
Dificuldades do dia a dia
Outro morador, que não quis ser identificado, reclama da falta de água. O munícipe possui um filho com deficiência intelectual e conta que, nos dias de alta temperatura, a criança fica muita agitada e necessita de mais hidratação e cuidados com a higiene pessoal. “Não tem água para fazer a higiene pessoal dele, já estamos assim há dias”, diz.
Vanderlei Jairo Areias é morador da rua Bauru, na travessa com a rua Pombal. O munícipe encontrou uma alternativa sustentável para tentar driblar a falta de água, a reutilização de água em algumas atividades. “Aqui, além da minha caixa d’água, eu uso água de reuso, da máquina de lavar e da chuva, só que nem todo mundo tem essa alternativa. Aqui nunca faltou água e agora que está chegando o inverno não tem água”, diz.
Falta de água em Santo André
Em Santo André, no Jardim Ana Maria, a situação não é muito diferente. Morador da rua Pompeia, Edinei de Rossi relata que a falta de água é constante. Após diversas reclamações e até uma passeata por parte da população, anos atrás, o problema parecia ter resolvido, porém há cerca de 3 anos o desabastecimento virou rotina no bairro. “Todos as noites a água acaba e só volta pela manhã, e pior, nos últimos dias a água tem acabado durante o dia também. O que já era ruim piorou”, relata.
Sabesp
Em nota, a Sabesp informa que o abastecimento no Ouro Fino está normal. “A Sabesp informa que uma equipe foi encaminhada e após a medição da pressão, identificou que o abastecimento na região está normal”. Sobre o Jardim Ana Maria, a Sabesp relata que o abastecimento ocorre normal em Santo André.