ABC - terça-feira , 21 de maio de 2024

Airchat: rede social de áudio mistura X e Clubhouse e já recebeu cheque do ‘pai’ do ChatGPT

Uma nova rede social está empolgando investidores e entusiastas de tecnologia do Vale do Silício – e pode ser um verdadeiro pesadelo para muitas pessoas. Chamada Airchat, a plataforma é uma espécie de Twitter misturado com Clubhouse e mensagens de voz no WhatsApp e só permite que os usuários publiquem áudio no feed.

O aplicativo parece uma plataforma comum com um feed de usuários e blocos de texto. Mas não se engane: tudo o que tiver escrito na tela é transcrição do áudio do usuário. O verdadeiro intuito é ouvir as publicações como grandes áudios do WhatsApp, o que pode não agradar todo mundo.

Newsletter RD

Para garantir que não exista a possibilidade de mesclar os conteúdos, o Airchat não possui ferramentas de teclado e o usuário tem acesso apenas ao botão de gravar áudios. Depois de publicado, a plataforma se encarrega de transcrever a mensagem para gerar uma publicação em texto que acompanha a nota de voz – a parte escrita é feita pela inteligência artificial (IA) da empresa.

Assim, outros perfis podem ter uma ideia do que se trata a publicação, além de poder avançar ou retroceder no arquivo de áudio. Também é possível acelerar a mensagem nas configurações, curtir e deletar publicações.

Diferente do Clubhouse, a intenção do Airchat não é abrir salas de bate-papo com várias pessoas ao mesmo tempo e, sim, ser uma espécie de “Twitter falado”. A rede se autodenomina, inclusive de “walkie talkie social”, em referência aos aparelhos de rádios de comunicação.

Criada por Naval Ravikant e Brian Norgard em 2023, a rede social chamou a atenção até de Sam Altman, dono da OpenAI, que investiu financeiramente na empresa. A plataforma atraiu a maior parte dos seus usuários após relançar a plataforma neste ano. De acordo com o site Sensor Tower, a rede alcançou mais de 45 mil downloads desde que foi lançada.

Por conta do sucesso da novidade, o Airchat parou de aceitar novos usuários temporariamente, para trabalhar na capacidade da rede social de atender as demandas de seus novos perfis.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes