ABC - terça-feira , 30 de abril de 2024

Programa Aprendiz, do CAMP Pinheiros, promove capacitação juvenil

Programa Aprendiz tem como objetivo impulsionar o espírito empreendedor (Foto: Divulgação)

A preparação de adolescentes e jovens para o mundo do trabalho, por meio de ações bem estruturadas, é algo fundamental quando se trata da busca pelo primeiro emprego, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidade. O Programa Aprendiz, desenvolvido pelo CAMP Pinheiros tem esse pilar muito bem definido dentro do seu escopo e planejamento executado e contempla, inclusive, ações complementares como o Projeto de Empreendedorismo Juvenil.

A iniciativa, executada com os aprendizes no decorrer de março, dentro do período de atividades teóricas desenvolvidas em sala de atividades, tem como objetivo impulsionar o espírito empreendedor de modo que os participantes descubram novas oportunidades e criação de ideias inovadoras de negócio.

Newsletter RD

O processo de preparação do projeto inclui apresentação do conceito de empreendedorismo, estruturação de ideias inovadoras de negócios, reflexão sobre capacidade produtiva, definição de modelo de trabalho, prototipagem do projeto, análise do desenvolvimento, revisão e apresentação final.

Durante o período, os cerca dos quase 2 mil aprendizes da entidade com DNA social, se dedicaram inteiramente à proposta, resultando em 165 projetos apresentados. Eles se dividiram em grupos e tiveram os projetos avaliados por uma banca técnica composta por profissionais de diversas áreas de atuação de empresas parceiras, que observou alguns pontos específicos, entre eles, viabilidade do projeto, inovação e originalidade, planejamento e estratégia, competências da equipe, como também apresentação e comunicação.

“É o primeiro ano que realizamos o projeto com essa modelagem. É mais um instrumento importante de auxílio na construção de uma bagagem profissional que eles levarão para a vida profissional. Em termos gerais, tivemos um resultado muito satisfatório com apresentação de excelentes projetos, que foram bem avaliados”, comentou Rogerio Correa, Head de Gente & Gestão do CAMP Pinheiros.

O CAMP Pinheiros tem 46 anos e já incluiu no mundo do trabalho mais de 25 mil pessoas. Ao longo desses anos, foram mais de mil empresas parceiras no programa. A entidade também oferece suporte personalizado para os gestores das empresas contratantes.

Quer se tornar um aprendiz? Acesse www.camppinheiros.org.br/aprendiz/

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes