
Estudantes classificados pelo Provão Paulista, que concluíram o Ensino Médio da rede pública em 2023, já podem indicar os cursos superiores de preferência para concorrer a uma vaga com ingresso no segundo semestre de 2024.
Ao todo, são 7.719 vagas, distribuídas entre as Fatecs (Faculdades de Tecnologia do Estado) e a Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo). A indicação deve ser feita até dia 29 de abril (segunda-feira) pelo site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br.
As Fatecs disponibilizam nesta etapa do Provão Paulista 5.109 vagas, em 92 formações diferentes, de variadas áreas do conhecimento, em todas as regiões do Estado. Os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade, em setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0 e assim por diante.
Entre os exemplos estão Alimentos, nas Fatecs Marília e Piracicaba; Big Data no Agronegócio, nas Fatecs Pompeia e Bebedouro; Gestão Portuária, na Fatec Baixada Santista; Projetos de Estruturas Aeronáuticas, na Fatec São José dos Campos; e muitos outros. As novidades deste semestre para o Provão são dois novos cursos na Fatec São Paulo: Paisagismo e Jardinagem, além de Produção Cultural. A Fatec Votorantim também abriu vagas para a nova formação em Ciência de Dados para Negócios. Veja cronograma e relação de cursos
As Fatecs organizarão quatro chamadas de matrículas para os candidatos aprovados. A primeira chamada ocorre entre os dias 6 e 8 de maio (segunda a quarta-feira). A segunda, nos dias 13 e 15 de maio (segunda a quarta-feira). A terceira, entre 20 e 22 de maio (segunda a quarta-feira), e a quarta, entre 27 e 29 de maio (segunda a quarta-feira).
Estudantes classificados para a Univesp, que já registraram a opção de curso no ano passado, podem modificar a preferência. Por exemplo, se o aluno deseja cursar Letras, é preciso optar pelo eixo de Licenciaturas e, na fase de matrículas, informar à universidade a opção pela graduação em Letras. É possível, ainda, que o estudante escolha o mesmo eixo, em três campi diferentes. São oferecidas 2.610 vagas em nove cursos: Letras, Matemática e Pedagogia (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação (Eixo de Computação), e Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).