
Operado pela GCM (Guarda Civil Municipal) de Diadema, o Centro Integrado de Monitoramento reúne quase 350 câmeras (totens, escolas e outras). O local foi inaugurado há pouco mais de um ano. O plano de metas ampliar o serviço por contribuir para a queda de ocorrências criminais.
Cada totem de vigilância tem um conjunto de câmeras que auxiliam na vigilância da cidade. Além de contribuir com a GCM, imagens dos totens também servem às demais forças policiais. A Polícia Civil já enviou mais de 40 ofícios solicitando filmagens para auxiliar em investigações criminais. Imagens também já foram encaminhadas à Polícia Militar.
O Centro de Monitoramento já registrou quase 120 ocorrências relacionadas a diferentes crimes/ocorrências: homicídio, tentativa de homicídio, roubo de carga e outros, furto, acidente de trânsito, fogo/incêndio, descarte irregular de lixo/entulho, violência doméstica e outros.
Os totens já contribuíram para que muitos crimes fossem esclarecidos e outros inibidos em Diadema. Essa eficiência do sistema de totens adotado pela Prefeitura tem inspirado outras cidades a implantar a mesma tecnologia.