O Governo Federal anunciou nesta quarta-feira (10/04) a seleção de 112 mil unidades habitacionais dentro do programa Minha Casa, Minha Vida. Destes, 75 mil estão na modalidade rural e outras 37 mil vão seguir para projetos de entidades. No ABC, Diadema, Mauá e São Bernardo foram contempladas com propostas que somam 739 unidades.
São Bernardo contará com 277 novas unidades, Mauá com 200 e Diadema com 262. Segundo a Prefeitura diademense, dois projetos serão contemplados. O primeiro será na área central da cidade, entre as ruas Bolívia e Equador. Serão 158 unidades em parceria com o MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vielas e Favelas).
O segundo será na rua Pau do Café, no bairro Casa Grande, Serão 104 unidades na parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto Esperança de Um Novo Milênio.
Segundo o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), serão investidos R$ 11,6 bilhões e o anúncio pretende contemplar 440 mil pessoas nas áreas urbana e rural, além de comunidade tradicionais como quilombolas e povos indígenas. Só no MCMV Entidades, em que o ABC foi contemplado, foram selecionadas 443 propostas oriundas de 206 Entidades.
Ainda segundo a União, “o total de unidades habitacionais selecionadas supera em mais de 140% a meta inicialmente proposta. A ampliação considerou o grande volume de pedidos submetidos, a meta de contratar 2 milhões de moradias até 2026 e a demandas represada com a interrupção do programa nos últimos anos”.
Agora o Governo Federal trabalha com o prazo de 180 dias para a contratação das propostas selecionadas. O período começa a partir da publicação da portaria no Diário Oficial. Caso seja necessário, o Ministério das Cidades pode ampliar o período para tais contratações.
No ano passado, a União chegou a disponibilizar imóveis próprios para que fossem destinados para a construção de moradias populares dentro do Minha Casa, Minha Vida Entidades. Na região o único imóvel destinado está localizado na rua Assahi, nº45, no bairro Vila Camargo, em São Bernardo. O local conta com 1.956,82 metros quadrados de área.