
Carla Ferreira e Edson Vieira, moradores do bairro Serraria, em Diadema, reclamam da falta de segurança nas transações realizadas via plataforma de vendas OLX. Isso porque na última terça-feira (02/04) o casal realizou a venda de um drone, modelo Xiaomi Filme A3 através da plataforma e, até o momento, o repasse da venda não foi efetuado.
O drone foi originalmente adquirido pelo valor de R$ 3 mil. Através do site da OLX, o casal realizou a venda do item por R$ 2 mil. A ideia inicial era utilizar o valor do produto para financiar obras. “Iriamos utilizar o dinheiro para construir minha cozinha nova. Estamos passando por obras, reformando a casa, e nesse momento estamos com uma cozinha provisória”, conta Carla ao frisar que, tudo o que não esperava era receber um “calote” da plataforma.
Entenda o caso
Tudo começou quando o suposto comprador, Daniel Rodrigues, entrou em contato com os vendedores pela plataforma da OLX. A conversa foi direcionada para rede social WhatsApp, então Daniel, demonstrou interesse de realizar a compra através do cartão de crédito e o casal informou que não realizava esse serviço. No entanto, Daniel informou ser possível realizar esse tipo de operação através da própria plataforma da OLX, o que garantiria a segurança na compra e venda do produto.
O golpe
Após a transação, o casal alega ter recebido mensagens da plataforma com o passo a passo de venda, informando como deveria ser feito até o recebimento do valor. Segundo Edson, a plataforma recomendou que para a venda segura seria necessário solicitar o RG do comprador e efetuar o envio mediante carro de aplicativo, assim, quando o cliente recebesse o produto, o valor estaria disponível para os vendedores.
Acontece que, mesmo seguindo o suposto passo a passo da OLX, após o comprador receber o drone em casa, as mensagens desapareceram, assim como o comprador, que bloqueou Edson e Carla no canal via WhatsApp, onde mantinham contato.
Logo, o acontecimento se tornou caso de polícia e o casal abriu boletim de ocorrência no 4° DP de Diadema. A polícia informou aos diademenses, que era necessário entrar em contato com a plataforma, a fim de resolver a situação. Mesmo após diversas tentativas, Carla e Edson comentam que o caso segue sem solução e sem retorno da empresa.
O RD também tentou contato com a OLX, porém a empresa não respondeu até o fechamento da matéria.
Responsabilidade sobre o caso
Ao RD, o advogado especialista em Direito Civil, Marcelo Rioto, comenta que mediante ao acontecimento, a plataforma tem responsabilidade sobre o caso e a transação realizada. “Acredito que a OLX precise comprovar que não houve vazamento de dados, pois a transação se iniciou pela plataforma e uma eventual fraude pode sim ser decorrente de vazamento de dados da vítima”, afirma.
Para uma solução segura e eficaz, Rioto diz ser essencial uma investigação mais profunda sobre o caso. “É precoce falar sobre indenização, mas o dever de apuração e responsabilização é inevitável”, afirma.