Como os professores de Educação Física dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede municipal de Santo André compreendem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pensam a sua prática a partir dela? Essa foi a questão que a aluna Rebecca Ferraz Moreira Kumagae, do Mestrado Profissional em Docência e Gestão Educacional da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), buscou responder em sua dissertação de mestrado.
Além da revisão teórica do tema, Rebecca dividiu sua pesquisa em dois momentos: “Inicialmente, interpretamos o documento curricular da rede municipal de Santo André, analisando documentos oficiais desde 2013. A partir disso, realizamos as entrevistas com dez professores de Educação Física e, posteriormente, analisamos suas respostas com o apoio do software Iramuteq, relacionando as aproximações e distanciamentos entre os documentos e os discursos dos professores”, explica a pesquisadora. A orientação do trabalho foi do Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá.
Rebecca registra que o documento curricular do município de Santo André foi homologado em 2019 e sua elaboração seguiu as orientações da BNCC. Essas normativas curriculares são colocadas em prática pelos docentes da rede municipal, que em Santo André são mais de 100 professores de Educação Física, com formação e concepções diversas de currículo, educação, mundo e criança, que traduzem essas propostas. Aí reside a justificativa de sua pesquisa, relata a pesquisadora: “Justifica-se a pertinência da investigação que apresentamos pela relevância educacional da BNCC, como documento normativo da Educação brasileira, que deve ser estudado e discutido em profundidade. Nesse sentido, acreditamos poder contribuir positivamente para a rede de ensino de Santo André e para a expansão do conhecimento da área em destaque”, ressalta a ex-aluna do PPGE-USCS.
O campo de pesquisa escolhido foi a rede pública municipal de educação de Santo André, que oferece aulas de Educação Física, ministradas por profissionais especialistas, em todas as suas escolas e para todos os alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ao considerar os objetivos da pesquisa e a organização das unidades escolares, a seleção das escolas se deu por amostragem: uma escola foi escolhida em cada um dos dez setores, totalizando dez escolas indicadas pelas respectivas coordenadoras de setor.
“Foram convidados dez professores da rede municipal de Santo André, especialistas e concursados na área de Educação Física, como representantes de cada unidade escolar, a qual por sua vez representa seu setor. A inclusão dos professores seguiu os seguintes critérios: servidores da Prefeitura Municipal de Santo André, graduados e concursados na área de Educação Física, que lecionassem nos anos iniciais do Ensino Fundamental e sejam indicados pela unidade escolar”, explica a pesquisadora. E complementa: “Como instrumento de coleta de dados realizamos uma entrevista semiestruturada a partir de roteiro previamente elaborado. As entrevistas semiestruturadas foram definidas como instrumento de coleta de dados para identificar como os professores compreendem a BNCC”, conta Rebecca.
As dificuldades elencadas por alguns professores se referem à interpretação dos documentos, às novas terminologias, à distância do documento da realidade social e cultural. “No entanto, outros professores relataram não sentir dificuldade para estabelecer relação entre a prática e o currículo, pois estavam acostumados a utilizar outros documentos para embasarem a sua prática”, conta a pesquisadora. “A pesquisa levantou informações indicativas de que a implementação da BNCC no documento curricular do município de Santo André, na área de Educação Física, será bem complexa, uma vez que existe um grupo de professores que mantém as práticas como eram antes, outro grupo que incorpora elementos da Base e ainda um terceiro grupo, que demonstra resistência à Base”, deduz a ex-aluna do PPGE-USCS.
Como produto derivado de sua pesquisa, Rebecca organizou uma diretriz formativa partindo das premissas apresentadas por Imbernón (2005) e Andre (2017) que expressa as indicações sugeridas pelos professores e as carências percebidas ambas fundamentadas por um referencial teórico, com a intenção de subsidiar a prática pedagógica com vistas nas questões curriculares. Essa diretriz foi organizada em três módulos, a saber, currículo; atuais orientações curriculares; e aproximações práticas. Ambos os módulos partindo da realidade dos professores.
Segundo o orientador da pesquisa e professora da USCS, Prof. Dr. Ivo Ribeiro de Sá, “o trabalho de Rebecca é importante porque aborda um tema relevante para o atual momento educacional, pois a forma como os professores de Educação Física estão interpretando a Base Nacional Comum Curricular indicará a forma como irão desenvolver suas práticas pedagógicas impactando no processo de desenvolvimento dos estudantes do Município de Santo André, além disso, nos dá indicativos para elaboração de uma formação de professores que possam suprir as dificuldades encontradas por esses profissionais no exercício da docência”, pondera o orientador.
A dissertação de mestrado de Rebecca Ferraz Moreira Kumagae pode ser acessada em https://www.uscs.edu.br/pos-stricto-sensu/arquivo/784.