Alerta: A reportagem abaixo trata de temas como suicídio e transtornos mentais. Se você está passando por problemas, veja ao final do texto onde buscar ajuda
Um rapaz de 27 anos faleceu neste domingo de Páscoa (31/03), após cair do 9º andar do Hospital Municipal de Diadema, localizado no bairro Piraporinha. A Polícia Civil investiga o caso. Em nota, a Prefeitura afirma que está prestando todos os esclarecimentos para as forças policiais e dando força para a família deste paciente que era atendido no setor de saúde mental.
O paciente reclamava sobre uma suposta demora para que lhe fosse dada alta da ala psiquiátrica do equipamento. E afirma que faria “uma besteira” caso o processo seguisse daquela forma.
Alguns instantes depois, o paciente conseguiu passar pela grade que há nas janelas e acabou caindo.
Em nota, a Prefeitura de Diadema lamentou o ocorrido e afirmou que está prestando toda a solidariedade e suporte para a família deste rapaz. Além disso, afiram que a ala psiquiátrica do Hospital Municipal conta com toda a estrutura para o atendimento.
Confira a nota completa da Prefeitura de Diadema:
“A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, lamenta o falecimento de paciente internado no Hospital Municipal de Diadema no último domingo.
A administração se solidariza e tem prestado todo suporte aos familiares do paciente neste momento de tristeza e luto.
A Prefeitura também tem prestado cuidado aos profissionais do hospital, em especial aqueles do setor de saúde mental/psiquiatria, mais próximos do atendimento ao paciente.
A ala psiquiátrica do HMD (Hospital Municipal de Diadema) dispõe de toda estrutura para atendimento dos pacientes conforme preconizam as normas o Ministério da Saúde, bem como possui profissionais capacitados para atendimento dos pacientes.
A Administração tem colaborado no trabalho de investigação da Polícia Civil”.
Onde buscar ajuda?
Se você está passando por sofrimento psíquico ou conhece alguém nessa situação, veja abaixo onde encontrar ajuda:
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Se precisar de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que disponibiliza atendimento 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, pelo chat no site ou pelo telefone 188.
Canal Pode Falar
Iniciativa criada pelo Unicef, braço das Nações Unidas para oferecer escuta para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O contato com o Canal Pode Falar pode ser feito pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
SUS
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) voltadas para o atendimento de pacientes com transtornos mentais. Há unidades específicas para crianças e adolescentes. Na cidade de São Paulo, são 33 Caps Infantojuventis e é possível buscar os endereços das unidades nesta página.
Mapa da Saúde Mental
O site Mapa da Saúde Mental traz mapas com unidades de saúde e iniciativas gratuitas de atendimento psicológico presencial e online. Disponibiliza ainda materiais de orientação sobre transtornos mentais