Expresso Aeroporto é suspenso após episódio de vandalismo em SP

A Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) está funcionando de forma intercalada e o Expresso Aeroporto, trem que vai até o terminal internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, está suspenso na manhã desta sexta-feira, 22, após um ato de vandalismo no Viaduto General Couto de Magalhães, próximo à Estação Luz, no centro de São Paulo, comprometer a rede elétrica da linha.

De acordo com a CPTM, um objeto foi arremessado na rede aérea de energia, causando curto-circuito e o rompimento de um cabo, por volta das 7h. Nas redes sociais, internautas postaram vídeos em que é possível ver os passageiros abandonando um trem da Linha 11-Coral após a linha ficar sem energia por volta deste horário. Chovendo no local nesse momento.

Newsletter RD

Às 9h30 da manhã, “os trens do serviço 710 circulam com velocidade reduzida no trecho entre Brás e Luz e o Expresso Aeroporto está suspenso”, informou a CPTM. “Os técnicos estão atuando no local para normalizar a circulação. A CPTM pede desculpas aos passageiros”, disse, em nota.

As transferências da Linha 11-Coral para a Linha 3-Vermelha, do Metrô, estão liberadas gratuitamente nas Estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera desde as 7h10, em uma tentativa de minimizar a superlotação da linha. Geralmente, a transferência só é gratuita entre as 10h e as 17h e após as 20h em dias comerciais – aos fins de semana e feriados, a gratuidade vale durante toda a operação.

Por volta das 8h, um problema também afetou a operação da Linha 3-vermelha do Metrô, mas a circulação já foi normalizada, de acordo com o companhia. “Das 8h06 às 8h21, um trem apresentou falha em uma porta na estação Vila Matilde, no sentido Palmeiras-Barra Funda. O carro foi esvaziado e a porta isolada. O trem seguiu viagem em seguida. O Metrô lamenta os transtornos provocados”, disse a companhia.

O viaduto do qual o objeto foi jogado na Estação Luz, comprometendo o funcionamento da Linha 11-Coral, liga as ruas Mauá e José Paulino e já foi ocupado por usuários de drogas da Cracolândia recentemente. Não há informação oficial sobre qual foi o material lançado nos fios elétricos nem sobre quem seria o culpado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes