
Com produtos artesanais, feitos com tecidos, barracas de mel, de comidas diversas, produzidas por empreendedores da Casa da Economia Solidária, e de hortaliças, temperos e chás, fresquinhos, vindos das hortas comunitárias da cidade, a Feira Agroecológica e Solidária de Diadema abriu para o público, na quinta-feira (14/3), pela primeira vez na Praça da Moça.
A mudança de endereço, da Praça Lauro Michels para o mesmo local onde já está consolidada a única feira noturna do município, a da Praça da Moça, deu mais visibilidade para a “feirinha solidária de Diadema. Com isso, abrirá mais perspectivas de vendas para os grupos solidários que levam suas produções com a intenção de obter mais uma complementação de renda.
Entre os empreendedores populares que levaram seus produtos para a praça, estava Ângela Aparecida S. Franzoni, da barraca “Delícias da Angela”. Ao oferecer dadinhos de tapioca, farofa artesanal, geleia de pimenta, caponata de berinjela e lanche de carne louca, entre uma venda e outra Ângela fala sobre a troca de endereço. “Achei que a mudança de local foi boa. Aqui tem mais movimento e isso possibilitará mais as vendas”, disse a moradora integrantes do grupo solidário “Empreender Delas”.
Quem também gostou da mudança de lugar foram as agricultoras urbanas Maria Neide Souto Ferraz e Maria Tereza Lopes Paiva, plantadoras de hortaliças e temperos na Horta Comunitária 8 de Dezembro, na Vila Mulford. “Aqui tem mais estrutura e mais gente. Isso trará mais visibilidade para a nossa feira”, afirma Neide. Maria Tereza complementa que a Praça da Moça tem área mais ampla que o lugar anterior. “Mas queremos música ao vivo. Isso anima e traz mais gente para as duas feiras”, sugere.
Para Eliane Francisco, moradora na Vila Nogueira, que passava pela Praça da Moça, a junção dos pontos de economia foi uma ideia muito interessante. “Vamos ter a opção de comer um pastel, um doce ou outra comida e, ainda, levar produtos de feira para casa e também agroecológicos”, afirma.
Serviço
Feira Agroecológica e Solidária de Diadema
Quando: segundas quintas-feiras de cada mês
Horário: das 16h às 21h
Onde: Praça da Moça
Endereço: rua Graciosa com a avenida Alda