
O deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil) oficializou nesta sexta-feira (15/03) o seu apoio e de seu partido para a pré-candidatura de Luiz Zacarias (PL) para prefeito de Santo André. O parlamentar afirmou que se sentiu surpreso com o não apoio do prefeito Paulo Serra, pois considera o nome do vice-prefeito como o “natural” para representar o grupo governista nas eleições de outubro.
“Eu comecei a ver com preocupação o que poderia acontecer com a nossa cidade, com a sucessão do prefeito Paulo Serra, que faz um grande mandato, mas não faz sozinho, faz isso com um grupo”, iniciou Marangoni que considera que outros nomes da gestão não concordaram com o não apoio de Serra e que podem anunciar apoio para Zacarias nas próximas semanas.
Por diversos momentos Marangoni usou as palavras “assustado” e “surpreso” com a decisão de Serra. Zacarias reforçou que na última reunião que teve com o prefeito sobre o assunto, o tucano relatou que estava em dúvidas sobre dois nomes. O vice-prefeito preferiu não dizer os nomes no evento desta sexta.
A apuração é que a dúvida de Serra está entre os nomes do secretário de Saúde, Gilvan Junior, e o advogado especializado em direito eleitoral Leandro Petrin. A intenção é que um dos dois migre para o PSDB até o dia 6 de abril e assim garantindo seu nome para a disputa eleitoral.
Marangoni afirmou que não foi questionado por Paulo Serra sobre o nome na disputa eleitoral. “Se fosse consultado eu diria que não tinha dúvidas sobre o nome, e não seria o meu, mas sim o do Zacarias. Ele tem a confiança do governo, foi vice-prefeito por oito anos e isso não acontece com quem você não tem confiança”.
Luiz Zacarias negou que os movimentos dos últimos dias sobre sua pré-candidatura tenham algum clima de racha no grupo governista. “Sigo trabalhando e apoiando o governo que faz um grande trabalho. Vocês não terão de mim alguma declaração falando em racha. É uma questão de escolha por um caminho, pois o PL me queria como candidato”, explicou.
O próximo passo de Zacarias é anunciar na próxima semana o apoio que receberá dos partidos Progressistas e Republicanos. O político negou que tenha algum acordo para que um dos partidos já indique um nome para vice. Sua intenção é ter um nome feminino.
Outra definição é ter na sua futura campanha eleitoral a participação de nomes como o governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL). Apesar da proximidade com o grupo bolsonarista, Zacarias quer evitar a polarização e seguir um “caminho de paz” nas eleições.