
As temperaturas previstas para este final de semana em todo o Estado são altas e no ABC devem chegar a 36° com poucos ventos e sem chuva pelo menos até domingo (17/03). O efeito imediato deste calor é a corrida aos comércios para a compra de ar-condicionado, ventiladores, climatizadores e até mesmo sorvete.
De acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) nesta sexta-feira (15/03) a temperatura no ABC deve ficar entre 20°C e 34°C, com poucas nuvens e ventos fracos. No sábado (16/03) a temperatura sobre e fica entre 21°C e 35°C. O pico do calor acontece no domingo (17/03) quando a máxima bate os 36°C, porém há previsão de chuva de média a forte intensidade, com pancadas isoladas.
Segundo a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar-Condicionado, Ventilação e Aquecimento) as vendas neste ano devem ficar 10% acima das realizadas no ano passado. O levantamento dos números do setor foram apresentados nesta quinta-feira (14/03).
As vendas de aparelhos só não é maior porque a indústria não está conseguindo suprir a demanda. Segundo Diana Queirós Santos, gerente de Compras da Coop, a venda de climatizadores cresceu 93% em fevereiro e em março já subiu outros 5,22%. “A indústria não está conseguindo atender toda a demanda de compras, caso contrário as vendas seriam maiores”, aponta. A Coop está parcelando os produtos da linha de Eletro em até 12 vezes.
A previsão de produção de aparelhos de ar-condicionado para residências e empresas também será maior neste ano para ajustar a produção à demanda. No ano passado foram produzidos 4.514.486 unidades, número que já era 15% superior ao de 2022, quando foram fabricados 3.925.640 aparelhos. Para este ano a produção vai crescer pelo menos mais 10% segundo a Abrava, chegando a 4,9 milhões de aparelhos.

“O fenômeno “El Nino” e temperaturas elevadas devem ainda se manifestar em 2024, favorecendo setor HVAC-R (Heating, Ventilation and Air Conditioning, que em português significa Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado), especialmente AC residencial e serviços correlatos (Instalação, manutenção, projetistas etc). As vendas de equipamentos residenciais devem apresentar crescimento acima de 10% em 2024 em relação a 2023″, aponta Toríbio Rolon, presidente do Departamento Nacional de Comércio e Distribuição da Abrava.
Sorvetes
O calor também é a boa oportunidade para as vendas de sorvetes, que estão bem mais altas do que no mesmo período do ano passado. Segundo Antonio Henrique Afonso Júnior, diretor administrativo da Padaria Brasileira, rede de padarias com cinco unidades na região, as vendas de sorvetes em fevereiro já foram 13% maiores do que o faturamento do mesmo período em 2023. Ele explica que o calor mais intenso desde o verão, fez os sorvetes praticamente desaparecerem das geladeiras. “Se compararmos setembro de 2023 com setembro de 2022 quase dobramos o faturamento”, contabiliza.
Segundo Afonso Júnior, apesar da demanda permanecer alta não há falta de sorvetes. Outros produtos que vendem bem nesta época, como refrigerantes e frutas para sucos também não estão faltando. A Padaria Brasileira tem sorvetes de marca própria e também trabalha com marcas conhecidas no mercado.