Chinesa BYD espera vender 1,8 mil carros por ano com nova loja em Santo André

Nova concessionária fica na esquina da avenida Dom Pedro com a rua Catequese no Centro de Santo André. (Foto: Divulgação)

Ainda não há data definida para a inauguração oficial da nova loja da marca chinesa de veículos elétricos BYD, que está nos últimos detalhes da concessionária que fica na rua Catequese. A fachada com os modelos já em exposição tem atraído muito o interesse dos consumidores. A expectativa do Grupo De Nigris, que vai gerir o ponto de venda, é de comercializar 1,8 mil veículos por ano, ou 150 por mês. Mais da metade deve ser do modelo Dolphin Mini, que chegou ao mercado a R$ 115.800, preço próximo de muitos carros a combustão vendidos no País. Mesmo o Dolphin, que é bem equipado, por R$ 150 mil já causa frisson no mercado de novos desde o ano passado.

A loja nova já gera aproximadamente 30 empregos diretos, sendo que na parte técnica, aquela que envolve mecânicos especializados em veículos elétricos, foi a que demandou mais esforço para contratação. “É tudo uma novidade no mercado de veículos eletrificados, então fizemos uma parceria com o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) para contratar esse pessoal que agora vai passar por um treinamento na própria BYD”, explica Marcos Dell Ducas, diretor do Grupo De Nigris.

Newsletter RD

Ducas e o diretor administrativo do Grupo De Nigris, Robson de Oliveira Ribeiro, concederam entrevista ao RD e relataram como foi a escolha da localização e da formalização da nova empresa do grupo. “Quando nós entramos na concorrência da rede de concessionárias BYD esse prédio da rua Catequese já estava vagando e foi o momento de fechar com o proprietário. O prédio já era uma concessionária Audi, o que facilitou, mas tem algumas mudanças que precisamos fazer porque a manutenção do carro elétrico exige algumas adaptações”, diz Ribeiro.

De acordo com Dell Ducas os modelos de entrada como o Dolphin e o Dolphin Mini são promessas também para vendas para frotistas e para motoristas de aplicativo. “A marca já está fazendo um trabalho juntamente com a 99 que vai ajudar os motoristas na compra do carro”, explica.

Algumas situações neste início de ano chegaram a preocupar os proprietários dos BYD, e elas estão relacionadas à momentânea falta de peças. Queixas, como veículos parados há vários dias aguardando para-brisas ou para-choques para a conclusão do reparo, tomaram redes sociais, porém a marca se apressou para resolver a dificuldade de pós-venda. Isso foi um dos reflexos do fenômeno de vendas da marca no Brasil.

Dall Ducas disse que essa é uma situação já superada. Outra situação, que ainda é uma preocupação para quem pensa em comprar um carro elétrico, é a infraestrutura para recarga, questão que aos poucos vem sendo resolvida. “Eu acredito que dentro de um ano essa infraestrutura deve estar bem consolidada. Por isso, convido todos a virem conhecer e experimentar os carros”, diz.

Dolphin Mini é o modelo mais barato e a expectativa da loja de Santo André é que represente 50% das vendas no primeiro ano (Foto: Divulgação)

O Grupo De Nigris é bastante conhecido por representar as marcas Mercedes-Benz, Chrysler e Jeep. Além da BYD de Santo André, o grupo tem ainda show room no ParkShopping São Caetano.

Os diretores contam que a inauguração depende da finalização de alguns detalhes na loja e também de uma programação da montadora que deve trazer sua diretoria para prestigiar o novo ponto de vendas. A expectativa também é da presença do prefeito Paulo Serra (PSDB). Segundo Marcos Dell Ducas, a Prefeitura foi ágil nos procedimentos de abertura da empresa. “Tudo que precisamos foi resolvido rápido e com perfeição, não tivemos nenhum problema”, completa.

Números

De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), em fevereiro a BYD já era a 8ª montadora em volume de emplacamentos no País. Com 4.424 emplacamentos naquele mês, a marca abocanhou 5,93% do mercado de automóveis. O Dolphin é o 6° mais vendido no acumulado deste ano entre os hatches pequenos, com 3.626 emplacamentos.

Dentre os sedans médios, o BYD Seal é segundo em emplacamentos, o dobro do Nissan Sentra e quase três vezes o número de VW/Jettas emplacados no período. Entre os SUVs, o Song ficou em 13° lugar, superando o Renault Duster. Foram 3.421 emplacamentos, o que equivale a 3,02% do total.

Considerados apenas os elétricos, em fevereiro a Fenabrave mostrou que a BYD é líder absoluta do segmento com 69,83% dos emplacamentos. Dentre os automóveis híbridos, a chinesa também lidera com 28,08% do mercado.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes