Nesta sexta-feira (15/03) é celebrado o Dia do Consumidor, data criada para proteger e lembrar dos direitos dos consumidores e também alertar as empresas e lojas sobre o compromisso com seus clientes. Mas mesmo com o CDC (Código de Defesa do Consumidor) em vigor, algumas empresas não se preocupam com a qualidade do serviço ou produto oferecido, principalmente quando envolve o consumidor idoso, conforme explica Doroti Gomes Cavalini, diretora do Procon Santo André.
Para entender o nível de serviço oferecido, os números levantados pelo órgão indicam a insatisfação da população com determinados serviços. Em 2023, o Procon Santo André teve cerca de 12 mil atendimentos, 2 mil apenas no primeiro trimestre. Já em 2024 (janeiro a março), cerca de 1 mil atendimentos foram realizados.
Dentre os acompanhamentos estão orientações a consumidores e cartas encaminhadas para as empresas. O fornecedor do serviço ou produto tem até 10 dias para dar retorno após o envio da demanda, sendo que em caso de retorno, a situação é resolvida entre 30 a 90 dias, além de casos mais graves que envolvem audiências.
Dentre as empresas com mais registros de reclamações em 2023 sai na frente a Enel, com 630 atendimentos, em segundo lugar a Sabesp, com 365 atendimentos, e em terceiro, o Banco Bradesco, com 339 atendimentos no geral.
Outras empresas também chamam a atenção pela quantidade de reclamações: Claro (192 atendimentos), Vivo (152 atendimentos), Tim (115 atendimentos), Banco Itaucard (100 atendimentos), Caixa Econômica Federal (99 atendimentos), Banco BMG (99 atendimentos) e o Banco Santander (95 atendimentos). “Todas essas empresas que se encontram entre as que mais recebem reclamações oferecem serviços essenciais, como a Enel e a Sabesp. Porém, outras como os bancos e as operadoras de telefonia só mudam de posição ano após ano, o que mostra um descaso com o consumidor que precisa de ajuda, e não de mais serviços”, comenta Doroti.
Entre os perfis de consumidores que mais precisam de orientações na hora da compra, a diretora do Procon Santo André diz que os idosos são os mais atingidos. Isso porque as reclamações envolvem golpes de empréstimos consignados e cartões não solicitados pelo consumidor, assim como cobranças indevidas.
“Recebemos muitos casos de idosos que, pela vulnerabilidade e inocência, caem em golpes de altos valores que não sabem nem de onde vieram”, explica. Além disso, a falta de conhecimento do CDC por parte do consumidor faz com que quem compre um serviço ou produto, não sabia dos direitos em casos de devolução ou reembolso, tanto em estabelecimentos físicos quanto em lojas online.
“Neste Dia do Consumidor, fique atento ao que será comprado. Compre somente o que for necessário, sem comprometer o orçamento. Saiba usar os direitos do consumidor em prol do seu bolso”, reforça Doroti.
O Procon Santo André realiza atendimentos presencialmente na avenida José Caballero, 143 – Vila Bastos, e em canais online como o site da Prefeitura na aba “Procon”, ou com o envio da demanda para o procon@santoandre.sp.gov.br, em que será necessário preencher formulário para dar sequência ao atendimento.