ABC - quarta-feira , 7 de maio de 2025

BCE aceitará desvios da taxa de depósitos, desde que não mudem política monetária, diz Schnabel

O Banco Central Europeu (BCE) “tolerará desvios” da taxa de depósitos no fornecimento de liquidez pelo seu balanço patrimonial, desde que não afetem a política monetária, afirmou a dirigente Isabel Schnabel, em discurso preparado encontro do Money Market Contact Group.

Este novo parâmetro – chamado pela dirigente de “piso suave” – faz parte da nova estrutura operacional lançada na quarta-feira, 13, pelo banco central, que inclui direcionamentos para incentivar empréstimos entre os bancos, reduzindo a dependência do balanço patrimonial do BCE para garantir a liquidez. “É um sistema de natureza por demanda”, pontuou Schnabel.

Newsletter RD

“Entretanto, uma volatilidade excessiva que interfira na orientação da política monetária ou um desvio persistente das taxas do mercado monetário em relação à taxa de depósitos poderia exigir a revisão dos parâmetros da estrutura”, alertou.

Ao mesmo tempo, o BCE manterá a redução do seu balanço patrimonial. Schnabel espera que o portfólio de títulos reduza para aproximadamente 2,1 trilhões de euros até o fim de 2025.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes