
A capital paulista e mais dez cidades serão beneficiadas pelo programa de expansão dos IFs (Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia) do Governo Federal, que construirá 100 novos campi em todas as 27 unidades do País.
No município de São Paulo estão previstas duas unidades no plano de expansão, nos bairros Jardim Ângela e Cidade Tiradentes. Além dessas, as cidades de Carapicuíba, Cotia, Diadema, Franco da Rocha, Mauá, Osasco, Ribeirão Preto, Santos, São Vicente e Sumaré foram escolhidas para receber os novos IFs.
Juntos, os municípios somam mais de 15,5 milhões de habitantes. Em Osasco, Franco da Rocha, Cotia e Carapicuíba os novos IFs serão os primeiros a serem construídos nessas cidades.
Os institutos federais são instituições especializadas na educação profissional e tecnológica, oferecendo também educação básica e superior. Os cursos oferecidos nas unidades são gratuitos. Os institutos têm como obrigatoriedade legal garantir um mínimo de 50% de suas vagas para a oferta de cursos técnicos de nível médio, prioritariamente na forma integrada, ou seja, junto ao ensino médio.