
Começa a funcionar na segunda-feira (11/03), em Santo André, o Centro de Referência para a Dengue, primeiro equipamento do tipo no ABC. O espaço está localizado na rua Xavier de Toledo, 517, e atenderá de segunda a sexta, das 7h às 21h. A iniciativa é um passo no combate à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti na cidade.
O equipamento tem como objetivo atender moradores de Santo André com sintomas da doença, como febre alta, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele e coceira.
A água parada é foco para reprodução do mosquito transmissor da dengue, como também de outras doenças como zika, chikungunya e febre amarela. As indicações são eliminar pratos dos vasos de plantas, deixar a caixa d’água fechada e limpa, manter materiais recicláveis em sacos fechados, descartar pneus corretamente, lavar os potes com água para animais, guardar latas e garrafas viradas para baixo, manter ralos vedados, limpar piscinas com cloro, limpar lajes e calhas para evitar acúmulo de água e deixar a tampa do vaso sanitário fechada ou vedada.
O centro está estruturado com salas de triagem, coleta, testes, medicação e consultórios médicos. Mais informações sobre o Centro de Referência para a Dengue podem ser encontradas por meio dos telefones 4435-1500 e 4435-1501, que atendem no mesmo horário de funcionamento do equipamento.
Conscientização
Na manhã deste sábado (09/03), aproximadamente mil pessoas participaram de ação de conscientização e prevenção à dengue em Santo André. Equipes foram espalhadas por diversos pontos da cidade, munidas de material informativo e velas de citronela – que funcionam como repelente ao mosquito – produzidas pela equipe do Núcleo de Inovação Social. Além da distribuição dos itens, os voluntários ainda conversaram, instruíram e tiraram dúvidas de pedestres e motoristas.