Gripe: Ministério da Saúde antecipa vacinação para final de março; saiba quem pode se vacinar

A vacina contra o vírus influenza pode ser administrada junto a outros imunizantes

O Ministério da Saúde vai antecipar a vacinação contra a gripe (causada pelo vírus influenza) para o final de março. A campanha, que tradicionalmente só ocorre entre abril e maio, já deve começar no dia 25 de março no Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A decisão veio após se constatar um aumento na circulação de vírus respiratórios.

O Norte foi imunizado entre novembro e dezembro, e, agora, só recebe doses no segundo semestre. Segundo o ministério, isso responde às “particularidades climáticas da região”. Por lá, a imunização passa acontecer no início do inverno amazônico – período com maior concentração de chuva, e que vai de dezembro a maio -, quando há maior circulação viral e de transmissão da gripe.

Newsletter RD

“Desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em comunicado. Esses vírus costumam circular em maio, junho e julho.

Outra preocupação da pasta, que foi ressaltada em coletiva na última quarta-feira, 28, é de que a circulação de vírus respiratórios ocorre em paralelo a um avanço nunca antes visto da dengue – o País se aproxima da marca de 1 milhão de casos prováveis. O início dessa doença é bastante inespecífico e, por isso, ela pode ser confundida com a gripe – embora a dengue não envolva a presença de sintomas respiratórios.

A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do dia 20 de março. O imunizante utilizado é o trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação. Ele protege contra os principais vírus em circulação no Brasil, de acordo com a pasta.

O ministério quer vacinar 75 milhões de pessoas. A vacina contra o vírus influenza pode ser administrada junto a outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação, reforçou a pasta.

Quem pode se vacinar?
Os grupos elegíveis para a vacinação contra a gripe são:
*Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
*Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
*Trabalhadores da Saúde;
*Gestantes;
*Puérperas;
*Professores dos ensinos básico e superior;
*Povos indígenas;
*Idosos com 60 anos ou mais;
* Pessoas em situação de rua;
* Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
* Profissionais das Forças Armadas;
* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
* Pessoas com deficiência permanente;
* Caminhoneiros;
* Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
* Trabalhadores portuários;
* Funcionários do sistema de privação de liberdade;
* População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez precisam tomar duas doses. O intervalo é de 30 dias.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes