Páscoa constitui grande oportunidade de negócio para empreendedores

Entre os ovos de Páscoa mais pedidos, estão os tradicionais ao leite e trufados (Foto: Divulgação)

A Páscoa é dia 31 de março e remete a sabores, doces e presentes com ovos de chocolate para alguém querido. A data é, também, grande oportunidade de negócio para quem deseja ganhar uma renda extra e para os doceiros, que para inovar no cardápio com chocolate.

Quem confirma é Flora Sawada, chocolateira há 20 anos e presidente da Associação de Chocolateiras Artesanais de Ribeirão Pires. Para Flora, a Páscoa deste ano tende a ser positiva em se tratar de negócios. “Em 2023, consegui vender quase 2 mil ovos, o que foi maravilhoso. Para esse ano, a expectativa é que a venda ainda mais”. diz.

Newsletter RD

Flora conta que, ao comprar os materiais para produção dos ovos este ano, percebeu que as lojas investiram fortemente em embalagens, e acredita que isso significa que o mercado cresceu muito no segmento.

Mas na sua avaliação, os preços dos ovos tendem a aumentar 20% em comparação a 2023, devido ao aumento do preço das barras de chocolates e produtos de confecção. “Pensando nesse caso, é importante que quem esteja nesse negócio entenda o valor de inovar e trazer coisas novas, assim como farei com os ovos de Páscoa no pote”, comenta a chocolateira sobre a novidade para 2024.

Para lucrar com a Páscoa, é importante por a mão na massa e entender da prática. Mariana Zangirolami de Além, chef de Panificação e Confeitaria na escola Chef Gourmet Santo André, recomenda algumas técnicas para serem aplicadas na produção de ovos de Páscoa. “O chocolate por si só tem muita variedade, então é importante que quem for confeccionar entenda técnicas de manuseio do ingrediente para que consiga extrair o máximo potencial do sabor”, diz. Além disso, a chef explica que investir em produtos mais baratos e fáceis de se fazer como trufas e pães de mel podem ser uma ótima estratégia para atingir um público maior e ainda obter uma renda significativa.

Mariana explica que é importante se atentar às tendências. Optar por vender ovo de Páscoa de colher, investir em uma embalagem mais rebuscada e criar um novo sabor de ovo de Páscoa são maneiras de se destacar no mercado. “Quando decidimos empreender nessa área, temos de pensar em tudo isso para que possamos gerar renda de forma consciente e não ter dor de cabeça”, comenta.

Das receitas para as contas

A experiência de quem produz ovos de Páscoa há mais tempo e quem deseja se aventurar nesse negócio em 2024 traz tópicos em comum. Para vender e ter lucro, o consultor de negócios do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Caio Ito, explica que há erros que devem ser evitados para que o negócio dê retorno.

Dois dos principais erros apontados por Caio Ito envolvem a falta de pesquisa do mercado e de divulgação dos produtos. “Já tive clientes que, ao chegar o fim da Páscoa, não souberam me dizer o porquê de não venderem tanto. Esses erros devem ser corrigidos o quanto antes para evitar eventuais prejuízos”, explica Ito. A chef Mariana reforça, e diz que é importante conhecer o cliente para saber até onde se pode vender um certo produto, o que impacta diretamente na lucratividade do negócio.

Precificação

Mariana e Ito destacam a importância da precificação do produto, porque interfere desde a compra dos materiais até o produto chegar no consumidor final. O consultor do Sebrae-SP determina três maneiras para calcular o preço do produto e garantir um retorno expressivo: pesquisa de mercado (comparar preços de produtos similares), verificar custos fixos que envolvem a composição do produto (inclui mão de obra, gás, luz e água) e valor agregado (para produtos já consolidados que possuem destaque no mercado, determinando o próprio preço).

No caso de quem vende ovos de Páscoa em grande escala, é recomendada a abertura do MEI (Microempreendedor Individual) para formalizar todas as informações necessárias, o que não é o caso de empreendedores que ainda testam o mercado, diz Caio Ito, que no dia 21 de fevereiro deu entrevista ao RDtv exclusiva sobre as oportunidades que a Páscoa oferece em empreendedorismo. Para ver a entrevista clique neste link 

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes