DAEE planeja novo piscinão em Mauá com capacidade para 100 milhões de litros

Córrego Corumbé costuma transbordar e traz prejuízos aos moradores do Zaíra. (Foto: Sergio Moraes/PMM)

O DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), órgão do Governo do Estado, já tem o projeto pronto para a construção de um piscinão junto ao córrego Corumbé, no Jardim Zaíra em Mauá. O projeto ainda está em fase inicial e depende de desapropriações, mas a ideia é acabar com um dos pontos de alagamento que causam grandes transtornos na cidade. O piscinão terá capacidade para armazenar 100 milhões de litros o que equivale ao volume de 40 piscinas olímpicas. O Zaíra também é um ponto importante de atenção quanto a deslizamentos.

Atualmente o DAEE já tem 19 piscinões no ABC, distribuídos também em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema. Há também piscinões mantidos pelos próprios municípios. Além deste em Mauá a agência hídrica estadual está concluindo os projetos para dois novos piscinões no ABC: o RT-15, na divisa entre Santo André e Mauá, e o RT-16, em Mauá, com capacidade para acumular 230 milhões de litros de água (o equivalente a 92 piscinas olímpicas cheias) estes vão armazenar água do Tamanduateí durante as cheias.

Newsletter RD

O piscinão do córrego Corumbé, no Jardim Zaíra foi denominado de RT-2A e a sua construção depende de dois processos que podem demorar anos; o primeiro é a desapropriação de uma área particular e o segundo é a remoção de famílias que ocupam uma área de forma irregular. A prefeitura de Mau, não informou se as remoções e o processo de desapropriação já tiveram início.

O deputado estadual Atila Jacomussi (Solidariedade) chamou atenção para na necessidade urgente desse novo piscinão. “O DAEE anunciou a construção de um novo piscinão na entrada do Jardim Zaíra, esse projeto já existe e o Estado está pedindo verba para o Governo Federal”, disse o parlamentar que é pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano.

Além destes, está em construção o maior piscinão da América Latina, o Jaboticabal, na divisa entre São Paulo, São Caetano e São Bernardo. A previsão é que fique pronto até o fim do ano, apesar de atrasos na obra. A obra é feita no córrego de mesmo nome que se liga ao Ribeirão dos Couros, na altura do km 13 da via Anchieta. O piscinão tem capacidade para armazenar 900 milhões de litros de água e segundo o DAEE vai beneficiar diretamente mais de 500 mil pessoas que moram na região. Os planos da autarquia estadual é que o Jaboticabal já esteja operando no próximo verão, neste ele ainda não contribui pois pouco mais da metade da obra está pronta; 50,4% segundo informou o departamento no início deste mês ao RD.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes