A prática do futebol em si já desenvolve diversas áreas do corpo e mente, principalmente para crianças e adolescentes. Agora, o esporte alinhado à educação se torna ainda mais significativo e necessário na formação do jovem. Isso é o que acontece no projeto Vila São José, em São Bernardo, iniciativa que visa desenvolver foco na educação e formar cidadãos melhores e mais saudáveis.
Em entrevista ao RDtv, o professor, preparador físico, empreendedor social esportivo e um dos idealizadores do projeto da Vila São José, Dinho Santos, explica sobre os projetos que beneficiam desde crianças até adultos da região. Segundo ele, dois projetos são desenvolvidos na cidade, o primeiro para as crianças de sete a 16 anos, que é o Craques do Futuro, da Prefeitura de São Bernardo, e o segundo, da Vila São José, voltado para adolescentes e adultos, este coordenado por ele.
Influência
Não é raro que o projeto Vila São José receba jogadores de futebol que brilham no cenário nacional. Uma dessas jogadoras é a lateral-esquerda do São Paulo, Bia Menezes, natural de São Bernardo que passou pelo Craques do Futuro.
Quem também marcou presença no projeto e treina no espaço é a também lateral-esquerda, Carol Gil, do Tricolor Paulista. Alves ressalva que a procura de meninas para entrar no projeto aumenta ano após ano. “Por influência das jogadoras profissionais que treinam no nosso projeto, mais meninas começaram a nos procurar”, explica.
Fora das quatro linhas
Em razão da prática esportiva, o professor comenta ter presenciado situações em que os jogadores mudaram sua forma de pensar e agir, em razão do projeto. “Já aconteceu de eu ir na casa do atleta, conhecer a família e entender como o projeto mudou a vida deles. É como tomar conta de vários filhos, formar atletas é uma grande satisfação”, afirma.
Contato
Mais informações sobre inscrições e sobre o projeto, siga nas redes sociais: Instagram:@sevilasaojose / Facebook: Sociedade Esportiva São José / Whatsapp: 11 95458-6023.