PIB do Japão deve desacelerar e crescer 1% em 2024, projeta FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) publicou nesta sexta-feira, 9, relatório com a conclusão de uma missão de consultas com o Japão, no âmbito do Artigo IV dos regimentos da instituição internacional. O fundo projeta que o Produto Interno Bruto (PIB) japonês cresça 1,0% em 2024, e 0,8% em 2025.

Segundo o FMI, a recuperação econômica deverá continuar no país, mas o crescimento deve desacelerar devido ao “desaparecimento” de fatores que vinham apoiando o desenvolvimento japonês, como o aumento no turismo visto em 2023, que não deve perdurar.

Newsletter RD

Sobre a política monetária japonesa, o fundo afirma que o Banco do Japão (BoJ) tem sido “corretamente cauteloso” com a saída das taxas de juros ultra-acomodatícias, dado o histórico de deflação do Japão e os sinais contraditórios da economia demonstrados por indicadores recentes.

Mesmo assim, a inflação deve convergir no médio prazo para a meta de 2%, e o regresso de uma inflação sustentada se deve ao maior crescimento do salário base em quase 30 anos, em um contexto de escassez de mão de obra.

Receba notícias do ABC diariamente em seu telefone.
Envie a mensagem “receber” via WhatsApp para o número 11 99927-5496.

Compartilhar nas redes